transformacao_digital

A pandemia do novo coronavírus sem dúvida alguma afetou inúmeros negócios. Mas, provavelmente, poucos tenham sentindo tanto quanto aqueles que possuem operações fiscais e tributárias mais complexas. Com os impactos da crise, muitos se deram conta o quanto um trabalho mais incisivo em relação à transformação digital nas empresas fez falta.

O fato é que, se tratando de Brasil, o dia a dia de setores que precisam lidar com a legislação tributária já é naturalmente dinâmico – tendo em vista que o país gera anualmente inúmeras leis e milhares de alterações. No entanto, com a transformação digital nas empresas o cenário estava sendo facilitado. Mas, então, chegou o Coronavírus e muita coisa mudou.

<<<Não deixe de ler o artigo sobre os 3 pensamentos que impedem a transformação digital na sua empresa!

Então, qual o impacto dessa pandemia na transformação digital nas empresas? As instituições que estavam atrasadas nessa transição sofreram mais? Como os setores de TI e Fiscal se comportaram? Para entender melhor, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

O quanto a pandemia impactou o processo de transformação digital nas empresas?

Não há como negar que já vivíamos um período de aceleração da transformação digital nas empresas. Todas as marcas que entenderam a importância do conceito já estavam em rápida transição.

Isso era bastante perceptível, com muitas empresas conseguindo dialogar, atender e suprir as necessidades dos clientes com perfis mais voltados à inovação. Além disso, essas mesmas instituições apresentavam maior facilidade em cumprir com suas obrigatoriedades, sejam fiscais, tributárias ou de RH, utilizando soluções completas e especialistas. 

<<<Baixe gratuitamente o nosso e-book sobre com o tema: “Transformação Digital: o que é? Onde estamos? Para onde vamos?

Por outro lado, mesmo antes da pandemia, muitas empresas se mostravam pouco focadas na transformação digital. Uma falsa estabilidade em suas rotinas era a desculpa perfeita para que não abraçassem de vez o conceito e a prática digital.

A chegada da pandemia

Mas, quando a pandemia chegou, os resultados foram discrepantes. Aqueles que já estavam em transição sofreram, obviamente, mas conseguiram se adaptar à nova realidade de maneira mais rápida e efetiva. Os prejuízos com a crise foram reais, mas, sem dúvida, essas empresas conseguiram dar continuidade em suas rotinas.

Já aquelas que se estavam alheias à transformação digital nas empresas tiveram uma tarefa muito mais árdua. Com conceitos de gestão e estruturas centradas em uma realidade que já se mostravam obsoletas durante a pandemia, muitas organizações não conseguiram nem mesmo atender clientes ou cumprir suas obrigatoriedades de maneira básica.

Em suma, a pandemia gerou impacto sim no processo de transformação digital nas empresas. Porém, as organizações que já estavam em transição sofreram bem menos e conseguiram suportar a onda negativa da melhor maneira.

Como qualquer outra crise, a pandemia do Coronavírus mostrou que muitas oportunidades podem ser geradas para empresas que estiverem bem preparadas em termos de inovação e estrutura, colocando-as à frente da concorrência que nem mesmo começou a transição digital.

Saiba mais >>>>>>>>>Tendências para Área Fiscal e RH: reduzir custo e ganhar eficiência

Qual o impacto na área fiscal?

A afirmação sobre a maior dificuldade que setores fiscais sentiram durante a pandemia não é à toa. No Brasil, a legislação já conta com quase meio milhão de normas extras. Garantir que uma empresa esteja em conformidade com todas essas exigências não é uma tarefa simples.

Imagine quando o negócio ainda está atrasado em termos de inovação e realiza a maior parte dos seus processos de forma manual ou utilizando ferramentas obsoletas?

<<<Infográfico gratuito:Entenda tudo sobre TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Esse choque de realidade, provavelmente, foi o principal impacto da pandemia na área fiscal. Todas as empresas que ainda não contavam com soluções fiscais completas para o monitoramento e conformidade da legislação tributária simplesmente ficaram paradas no tempo.

Sem o trabalho fiscal, obviamente, estratégias de outras áreas, como e-commerce e marketing, por exemplo, passaram a ter suas execuções comprometidas.

Ou seja, a crise serviu para comprovar que o setor fiscal, naturalmente complexo no dia a dia, não pode ser dar ao luxo de ficar fora da transformação digital nas empresas.

Saiba mais >>>>>>>> ERPs e Soluções Especialistas 100% em nuvem: É AGORA!

Qual o impacto na área de TI?

Diariamente, o papel da área de TI é desenvolver e indicar soluções tecnológicas que ajudem a empresa a trabalhar com maior eficiência e a atender as demandas apresentadas. Mas, durante a pandemia, esse papel foi alçado para um patamar muito mais importante.

Com a crise e a impossibilidade de interação social dentro das empresas, ficou a cargo do TI garantir o funcionamento de processos vitais, como os tributários, fiscais, atendimento, entre outros.

<<<5 dicas sobre Transformação Digital para o Gestor de TI

Esse cenário também revelou o quanto à área de TI de cada instituição estava sendo bem-sucedida no processo de transformação digital nas empresas. Por exemplo, o gestor que já vinha implantando conceitos tecnológicos fundamentais, como mobilidade, analytics, e cloud computing, conseguiu se tornar o suporte ideal para o seu negócio.

Porém, os gestores de TI que ainda estavam engatinhando nessas ideias dentro de suas organizações, com certeza tiveram maior dificuldade em cumprir com seus protagonismos. E isso deve ter atrasado e cancelado muitos planos internos.

<<<JD Edwards – O caminho para a Transformação Digital nas empresas

Enfim, realmente a pandemia impôs a aceleração da transformação digital nas empresas de todo o Brasil. Mas, isso só foi possível naquelas que já estavam em transição e, principalmente, já contavam com soluções cloud completas e especialistas para cumprir com suas obrigatoriedades. A boa notícia é que sempre há tempo para iniciar o processo digital e reerguer o seu negócio em uma futura retomada econômica. Não fique para trás!

Gostou do artigo? Que tal agora entender como fica o pagamento de impostos durante a pandemia?

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu