As empresas de médio e grande portes devem se preparar desde já para o envio ao eSocial dos eventos relacionados ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que deve ser feito a partir de julho de 2019.

Essas organizações pertencem ao Grupo 1, ou seja, que apresentaram faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016.

O SESMT é um dos departamentos da empresa que merece atenção especial. Ele é responsável por reunir profissionais especializados para garantir a saúde e a integridade física de todos os funcionários.

Relação entre SESMT e eSocial

Como forma de facilitar o envio das informações para o governo e, indiretamente, incentivar as empresas a adotarem processos mais efetivos de captação, compilação e envio de dados em suas rotinas, foi criado o eSocial.

E entre os departamentos atingidos pelas mudanças está o SESMT. No total, o eSocial possui cinco eventos relacionados a este setor. São eles:

S 1060 – Tabela de ambientes de trabalho: detalhes sobre o local onde os trabalhadores exercem suas funções e todos os seus riscos.

S 2210 – Comunicação de acidente de trabalho (CAT): este evento é utilizado para informar algum acidente ocorrido com o funcionário ou trabalhador avulso que não esteja afastado. Vale lembrar que o eSocial dispensa a obrigatoriedade do envio do CAT.

S 2020 – Monitoramento da saúde do trabalhador: o colaborador precisa refazer seus exames médicos periodicamente para atestar a qualidade da sua saúde e manter seu vínculo empregatício. Esses laudos precisam estar sempre organizados para averiguação.

S 2240 – Condições ambientais do trabalho: evento no qual são descritas as atividades do colaborador, seu grau de exposição a riscos e os equipamentos usados (EPIs) devidamente certificados.

S 2241 – Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial: detalhes sobre o ambiente onde o trabalhador exerce atividades insalubres e periculosas, bem como os fatores de risco que levam o colaborador a receber aposentadoria especial.

Sua empresa possui recursos e ferramentas para enviar os eventos do SESMT e outros dados para o eSocial?

As equipes de TI das empresas geralmente enfrentam grandes desafios para atualizar ferramentas e seus sistemas de origem, incluindo soluções de folha de pagamento e ERPs (Sistemas de Gestão Empresarial) ou desenvolver soluções que atendam às necessidades dos gestores das áreas de negócio que precisam lidar com grandes quantidades de informações.

Na hora de gerar, compilar, enviar e fazer a gestão de todos os eventos exigidos pelo eSocial, a dica é a empresa contar com ferramentas que possuam tecnologias de ponta e que facilitem todo esse trabalho no dia-a-dia, que sejam intuitivas para trabalhar, já estejam preparadas desde já para o atendimento total das necessidades da sua empresa e possuam inteligência para validar os dados antes de enviá-los evitando riscos de exposição aos órgãos fiscalizadores e, retrabalhos no processo de atendimento da obrigação.

A Compliance por exemplo possui uma solução completa e que atende todas as necessidades de HCM (Human Capital Management), reunindo todas as informações de todos os colaboradores em uma plataforma 100% web, orientada ao eSocial e que integra com qualquer sistema origem.

Para conhecer melhor a solução e os serviços da Compliance, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com nossa equipe de executivos.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu