Tecnologia 5G

Do caderno de Política ao de Negócios, a tecnologia 5G tem tomado conta das manchetes dos sites, jornais e revistas. A novidade tem despertado o interesse de inúmeros segmentos ao mesmo tempo, com todos querendo entender o seu impacto.

O grande interesse por parte de tantos profissionais é até normal, tendo em vista que se trata de uma inovação transformadora. O poder da tecnologia 5G é tão grande que ele pode impactar até mesmo outras tecnologias de alto padrão como o cloud computing.

Quer entender mais sobre a tecnologia 5G e saber como ela pode influenciar diferentes fatores ao redor do mundo e, principalmente, na indústria? Então, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é a tecnologia 5G?

A tão falada tecnologia 5G é simplesmente a próxima geração de rede de internet de dados. É a internet móvel que conhecemos hoje, só que com muito mais velocidade, alcance e estabilidade de conexão.

Ela está sendo tão aguardada e disputada, pois terá a capacidade de transformar a experiência no uso da internet mundial. Ou seja, performances de alto padrão que sempre foram esperadas pelos usuários podem se tornar reais com o uso da tecnologia 5G.

Quais as mudanças no Brasil e mundo?

Por ser uma tecnologia única, as mudanças esperadas a partir do 5G são as mais incríveis possíveis. Principalmente em países como o Brasil, em que conexões de internet tendem a ser instáveis e pouco confiáveis.

A tecnologia 5G tem a capacidade de mudar por completa essa percepção, trazendo consigo um novo universo de possibilidades e uma confiabilidade jamais experimentada.

Mesmo para países de primeiro mundo, como os europeus e os Estados Unidos, o impacto tende a ser alto, tendo em vista que a tecnologia 5G, em geral, proporciona um aumento de 20x a mais de velocidade em comparação com o 4G.

Dessa forma, serviços que atualmente só podem ser oferecidos com o uso de internet banda larga passam a ser vendidos com o uso do 5G, abrindo maior disputa no mercado e o surgimento de novos players.

Quais os impactos na indústria?

Podemos dizer que para a indústria, o impacto da tecnologia 5G será semelhante ao do surgimento da própria internet. As fabricantes e desenvolvedoras voltarão a contar com um tipo de tecnologia inédita e capaz de revolucionar suas rotinas de trabalho.

Nos países em que a tecnologia foi testada, alguns pontos já sofreram mudanças e ferramentas foram aperfeiçoadas com o uso do 5G. Nos Estados Unidos, por exemplo, algumas empresas registraram transmissão de informações 2,7 vezes mais rápida com a rede 5G.

Qual a relação e os benefícios entre a tecnologia 5G e a cloud computing?

Como abordado na introdução, a capacidade da tecnologia 5G é tão grande que ela é capaz de impactar inovações que já se mostram de alto padrão atualmente, como é o caso do cloud computing. Há previsões de que o 5G mexerá com o cloud computing de duas formas: alcance e estabilidade.

Alcance

A tecnologia 5G é mais abrangente que a internet atual. Suas torres são muito mais potentes e possibilitam que o sinal de conexão alcance lugares mais distantes, que hoje não contam com uma internet de qualidade.

Dessa forma, o mercado de cloud computing chegará a usuários que já entendem a importância do uso da internet em nuvem, mas que não podem utilizá-la em razão das limitações da rede.

Estabilidade

Uma das vantagens do cloud computing é permitir que os usuários acessem seus serviços de forma mobile, de qualquer hora e lugar. Porém, é fato que a rede de dados que temos atualmente nem sempre garante estabilidade para que este acesso aconteça com segurança.

A tecnologia 5G vem justamente trazer essa segurança de conexão que os serviços em nuvem precisam para dar tranquilidade aos seus usuários. Com a inovação, você terá o máximo do cloud computing com ou sem banda larga.

Além disso, os serviços em nuvem passam a contar com vantagens como:

  • Melhor custo-benefício;
  • Maior Capacidade;
  • Mais Velocidade.

Enfim, com a tecnologia 5G à disposição, certamente mais empresas terão acesso aos serviços de cloud computing com maior facilidade. Porém, é preciso se preparar já buscar por serviços e ferramentas que comportem e trabalhem corretamente com a tecnologia 5G.

Por exemplo, nos dias de hoje, é imperativo contar com um software de Folha de Pagamento na nuvem, principalmente, se ele for no modelo SaaS, que

Basicamente, toda rotina do seu setor passa a funcionar de maneira on-line: do recrutamento até o pagamento, de forma totalmente integrada. Ainda é possível adicionar módulos específicos para gerenciar e executar os processos mais burocráticos, por exemplo:

Assim como a inovação pode transformas rotinas, empresas e fornecedores tecnológicos precisam se adaptar à inovação.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, não deixe de ler o nosso artigo sobre Gestão SST na Indústria 4.0: o que esperar para o futuro?

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu