sst no esocial

Depois de algumas idas e vindas, o SST no eSocial finalmente foi concluído. Após o governo chegar à versão 1.0 do Layout Simplificado, os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho finalmente estão devidamente inclusos no eSocial.

Mas, se o governo alcançou o seu ponto de definição, muitas empresas ainda estão no meio do caminho quando se trata de conformidade com a nova versão do eSocial. Com isso, há grande risco de inconformidade a partir do lançamento do novo modelo da plataforma.

Então, como garantir que a sua empresa saia na frente e evite inconformidades, a partir de maio de 2021, como a obrigatoriedade do SST (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho)? Para entender mais, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Quais são os eventos SST no eSocial?

Com o lançamento do novo leiaute, o governo conseguiu modernizar a sua plataforma de eSocial. A oficialização veio através da publicação das Portarias nº 76 e 77, em outubro de 2020.

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A partir da vigência do Simplificado, as empresas também tiveram a confirmação do SST no eSocial com novos eventos e prazos a serem cumpridos. No total, são 3 eventos até o momento:

  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho.

Quais os impactos para o Departamento?

Assim como o Sped, o eSocial foi criado para padronizar e organizar em um grande e único banco de dados uma série de informações geradas a partir das relações entre as empresas e seus funcionários.

Mas, na prática, muitas das exigências pedidas pelo eSocial desde o seu lançamento já faziam parte da legislação aplicada ao SESMT. Obrigações essas que algumas empresas já tinham dificuldade em cumprir.

A questão é que agora, com o eSocial, essas informações devem ser repassadas em grupo e, obrigatoriamente, através de um software.

Se o seu departamento pessoal já estava preparado e utilizava uma ferramenta tecnológica para atender essas obrigatoriedades, ótimo, você já saiu na frente!

Mas, se você ainda não conta com uma solução capaz de repassar as informações agrupadas e dentro das diretrizes do SST no eSocial, esteja certo que o impacto no seu Departamento Pessoal será grande. A inconformidade é uma certeza.

Quais os impactos para o TI quando a empresa não está preparada para o SST no eSocial?

Quando a sua empresa não conta com uma solução tecnológica para repassar as informações em bloco do SST no eSocial, o impacto acaba chegando a sua equipe de TI. Isso porque o setor da Tecnologia da Informação fica responsável por resolver o problema.

Ou seja, o gestor de TI precisa utilizar todo o seu conhecimento para encontrar uma solução tecnológica que se integre ao sistema atual da empresa e repasse as informações completas do DP, mantendo a conformidade com o eSocial.

Como a sua empresa pode sair na frente?

A boa notícia para o seu TI é que hoje há soluções completas no mercado para atender a necessidade de SST no eSocial. Como a solução HCM da Compliance!

Uma ferramenta que se integra aos principais ERP de classe mundial, como: Oracle, SAP, Infor e legado e ainda oferece módulos para todas necessidades do seu setor pessoal, por exemplo:

Ao investir em uma solução de alto padrão, a integração pode ser feita por webservice, arquivo texto, XML, banco a banco ou manual, realizando as validações e auditorias previamente ao envio das informações para o eSocial.

É você tendo o controle para gerenciar as informações e conseguindo consultar a totalização dos valores enviados a qualquer momento.

Enfim, se a sua empresa não se preparou para o SST no eSocial, contar com uma solução integrada é a melhor maneira de se recuperar e assegurar conformidade. O tempo está passando, o novo leiaute do eSocial logo entrará em vigência e a sua empresa precisa evitar os contratempos. Pense nisso!

Gostou do artigo? Não pare agora, continue no nosso blog e entenda mais sobre as obrigatoriedades do SST no eSocial Simplificado.

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