Solução Fiscal SAPPor ser a desenvolvedora do conceito original do ERP (Enterprise Resource Planning), a empresa alemã SAP é a preferida de muitos empresários, quando se trata de sistemas de gestão empresarial. Porém, quando se deparam com a dinâmica e os desafios da legislação fiscal e tributária brasileira, os gestores precisam contar também com uma solução fiscal SAP especialista para evitar qualquer contratempo.

Isso não significa que o investimento em um software SAP seja desvantajoso. Muito pelo contrário. Com mais de 25 anos no mercado, a empresa entrega verdadeiros bens tecnológicos capazes de integrar setores e automatizar uma grande quantidade de processos.

Através de seus diferentes módulos, o ERP SAP possibilita um fluxo de informações muito mais dinâmico entre toda a sua empresa. No entanto, assim como acontece com outros ERPs de classe mundial, a marca apresenta limitação quando se trata do complexo sistema tributário nacional, consequentemente, necessitando da participação de uma solução fiscal SAP especialista.

Quer entender mais como uma solução fiscal SAP especialista é capaz de aumentar a excelência do sistema de gestão SAP já existente na sua empresa? Então, continue lendo e confira a nossa postagem completa.

Boa leitura!

Como um sistema ERP SAP funciona?

Como explicado, a SAP é pioneira no mundo dos softwares e conta com conhecimento suficiente para criar sistemas cada vez mais modernos e simples de serem utilizados. Para se ter uma ideia, hoje em dia, um ERP da empresa alemã apresenta, em geral, uma arquitetura cliente-servidor de apenas três camadas:  SAP GUI, SAP ERP e Banco de Dados.

SAP GUI

Essa é a primeira camada, a de apresentação. É aqui que o usuário é contemplado com a parte gráfica do SAP e inicia a sua jornada.

SAP ERP

Essa é a camada do aplicativo em si, onde acontece o gerenciamento das funcionalidades do software, como, por exemplo:

  • comunicação com outros aplicativos;
  • execução da lógica de negócios;
  • execução de relatórios.

Banco de dados

Como o próprio nome indica, essa é a camada responsável por armazenar os dados gerados pelos usuários ou pelo próprio ERP.

Essas são as 3 camadas principais, mas é claro que ainda há os módulos desenvolvidos para acomodar programas e informações referentes a cada área específica, tais como: Vendas, Estoque, Financeiro, Fiscal, Distribuição etc.

Por que adotar uma solução fiscal SAP especialista?

Através de uma tecnologia dividida em camadas e módulos, um ERP SAP consegue tornar a sua empresa mais integrada, possibilita o compartilhamento de informações entre as equipes e a validação de dados de maneira instantânea.

Porém, por ser um software de classe mundial, o ERP SAP não apresenta velocidade e conformidade completa em relação a dinâmica dos cenários fiscais locais. Em outras palavras, isso significa que uma empresa que atua no Brasil terá dificuldades para manter os seus prazos e suas obrigatoriedades em dia utilizando apenas essa ferramenta.

Claro que você pode investir em modificações no seu próprio SAP. Porém, além de serem demoradas, são ações que certamente resultarão em maiores gastos – e ainda assim, sem a garantia de conformidade.

É então que uma solução fiscal SAP especialista se torna a melhor opção. A plataforma garante que você entre em conformidade com a legislação fiscal sem precisar se desfazer ou modificar o seu ERP existente, evitando gastos que não estavam programados no seu orçamento. É como realizar um upgrade sem abrir mão de todas as vantagens que você já tem no SAP.

Quais os impactos da implementação de uma solução fiscal SAP nos setores Fiscal e de TI?

Algumas das funções mais conhecidas e realizadas no ERP SAP é o Miro e o Migo. Processos que demandam tempo e muita atenção por parte de diferentes profissionais por causa do preenchimento e repasse de informações.

Mas, apesar de influenciarem setores como o Estoque e o Financeiro, o Miro e o Migo impactam diretamente a área Fiscal da sua empresa, pois algumas declarações e impostos são calculados de acordo com as NF-es emitidas a partir desses processos.

Ou seja, quando você utiliza uma solução fiscal SAP, está diretamente melhorando o trabalho da equipe fiscal. Não só isso, está também garantindo que a sua empresa cumpra com as obrigatoriedades fiscais sem nenhum contratempo.

Assim também acontece com a equipe de TI. Quando os lançamentos Miro e Migo não são automatizados, muitas etapas precisam ser realizadas de maneira manual. E para garantir que nenhuma informação seja perdida, o setor de TI deve acompanhar de perto todo o processo e certificar que o ERP esteja capacitado para cumprir a função de recebimento e repasse dos dados.

Ao investir em uma solução fiscal SAP especialista, você possibilita que tudo aconteça sem a intervenção ou mesmo supervisão ostensiva da área de TI. Com isso, a equipe técnica consegue cumprir a sua rotina padrão e focar esforços em outras situações mais estratégicas.

Enfim, é fato que embora o SAP seja um ERP de alta excelência, a legislação tributária brasileira ainda consegue trazer complicações para os seus usuários. Mas, como explicado, uma solução fiscal SAP especialista é o suficiente para acabar com qualquer dificuldade em relação à inconformidade fiscal ou investimentos não planejados. Com uma solução especialista você une vantagem e eficiência.

Gostou do conteúdo de hoje sobre Solução Fiscal SAP? Tem alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários abaixo! E não deixe de baixar o nosso e-book para entender definitivamente sobre a importância  dos lançamentos MIRO e MIGO no sistema SAP e como descomplicar esse processo de uma vez por todas!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu