Solucao Fiscal

Capturar as Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) e outros documentos fiscais eletrônicos, independentemente do formato do arquivo, dar entrada dessas informações direto no seu Oracle ERP Cloud, ERP SAP, ERPs da Infor ou Sistemas Legados, entre outros. Depois, gerar e transmitir os SPEDs, tudo isso com a certeza de estar em conformidade com o Fisco.

Além disso, todo esse processo precisa estar de acordo com regime tributário escolhido, dentro do complexo cenário fiscal brasileiro, que segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), altera 1,92 normas por hora útil. Fazer a gestão de uma empresa no Brasil é, de fato, um desafio para qualquer pessoa.

Por isso, a implantação de uma solução fiscal especialista, com tecnologias e recursos inovadores, está se tornando cada dia mais estratégico e um diferencial competitivo nas empresas.

No entanto, por incrível que pareça, ainda existem gestores de TI e Fiscal de médias e grandes empresas, que não entendem ou ignoram a necessidade de contar com esse tipo de solução.

Têm também aqueles que reconhecem a importância do software, mas acreditam “que são todos iguais”.

Então, para ajudar você a entender a relevância dessa ferramenta, a seguir, descreveremos o conceito de uma solução fiscal especialista, apresentaremos os principais players do mercado e indicaremos o caminho para você escolher qual o software mais adequado para reduzir custos e reduzir riscos, mantendo a sua empresa em conformidade com a legislação brasileira.

Continue com a gente e saiba mais. Boa leitura!

O que é uma solução fiscal “especialista”?

Basicamente, uma solução fiscal especialista é um software de gestão capaz de centralizar informações e dados das áreas, fiscal, tributária e contábil, totalmente integrado ao ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa, por exemplo um Oracle ERP Cloud, um ERP SAP, ERPs da Infor e até mesmo Sistemas Legados, aqueles desenvolvidos internamente nas empresas, facilitando e aperfeiçoando a realização de todos processos referentes aos setores.

Com um software de solução fiscal completo, a sua empresa consegue suprir todas as necessidades relativas à mensageria, à automação dos processos e ao cumprimento de obrigações fiscais (cálculo, apuração, escrituração, declaração, compensação e recolhimento) de diferentes exigências fiscais do País, por exemplo:

  • Obrigações Federais, Estaduais e Municipais;
  • SPED Fiscal – Bloco K;
  • EFD Contribuições;
  • SPED Contábil;
  • SPED Fiscal;
  • EFD Reinf.

Além disso, é possível realizar importações para o Excel, por exemplo, e exportações de informações para outros sistemas.

Em suma, a solução fiscal é uma ferramenta de modernização e transformação digital de todos processos fiscais, capaz de diminuir a execução de tarefas manuais e cansativas, melhorar a performance das equipes de trabalhos e garantir a qualidade das informações a partir de uma plataforma de gestão central.

Entenda como a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL está revolucionando as área de TI, Fiscal e RH das Empresas!

Quais tipos de empresas precisam de uma solução fiscal?

No nosso país, todas as empresas precisam cumprir suas obrigatoriedades fiscais — dependendo do tamanho e setor de atuação, essas podem ser mais complexas e onerosas. Por essa razão, é possível afirmar que a solução fiscal é uma ferramenta excelente para médias e grandes companhias.

No entanto, há casos em que uma ferramenta com esses diferenciais é ainda mais importante e estratégico. Por exemplo, se a sua empresa busca aumento de produtividade nos processos diários, a solução fiscal, em razão da automatização e validação das informações antes do envio ao FISCO, é altamente recomendável.

Outro momento em que a implementação se faz necessária é quando a sua empresa visa uma integração de informações. Por ser uma ferramenta centralizadora, a solução fiscal se torna a principal ferramenta de trabalho e fonte de dados fiscais do negócio, permitindo o compartilhamento imediato com gestores e equipes de diferentes setores e de qualquer lugar.

Além desses citados, há outro ponto em que a solução fiscal se faz imperativa: na garantia e observação das normas e legislações vigentes no país, referentes ao campo de atuação da empresa. A ferramenta fiscal é capaz de trazer inteligência, atualização, segurança e a confiabilidade que o seu negócio precisa.

Afinal, a legislação brasileira como dito anteriormente é uma das mais complexas do mundo. Sem uma solução fiscal especialista adaptada a essa realidade, você corre o risco de sofrer penalidades por não estar em conformidade com alguma norma ou lei vigente.

Quais são os principais players do mercado?

Atualmente no mercado, há uma quantidade grande de desenvolvedores de solução fiscal.

Alguns trabalham de maneira mais segmentada, criando ferramentas adequadas a um único tipo de empresa — por exemplo, PMEs.

Outros são antigos, com altos custos de propriedade, mas são abrangentes e capazes de trazer resultados para organizações de diferentes segmentos e tamanhos.

Porém, em termos de inovação, tecnologia cloud, inteligência fiscal nativa e usabilidade, para garantia de conformidade, baixo de custo de manutenção e atualização, são pouquíssimas as opções.

Você saberia avaliar qual a MELHOR Solução Fiscal do mercado para a sua Empresa?

Mas ainda que todos apresentem resultados, há pontos fortes e fracos entre eles. Entenda mais no próximo tópico.

Pontos Fortes e Pontos Fracos no geral das soluções fiscais de mercado?

Sem dúvida, as grandes desenvolvedoras de softwares de gestão fiscal, algumas atuando em vários países, facilitam e otimizando a rotina de trabalho de inúmeras empresas. E essa alta experiência é algo que deve ser considerado.

No entanto, quando falamos de Inovação e Transformação Digital, Brasil e toda realidade burocrática inerente ao nosso país, a situação muda de figura. Embora sejam eficientes, as soluções fiscais tradicionais não conseguem cobrir todas as necessidades de uma empresa com a velocidade, tecnologia de ponta e baixo custo. É aí que a Compliance Soluções Fiscais se coloca em outro patamar.

A Solução Fiscal 100% Cloud de verdade da Compliance apresenta uma implantação mais rápida e econômica, dispensando o investimento em infraestrutura e permitindo integração homologada FDC e FDG com o seu Oracle ERP Cloud, por exemplo, ou facilitada com o seu ERP SAP, ERPs da Infor ou Sistemas Legados.

Entenda todos os diferenciais da Compliance e porque solução fiscal não é tudo igual.

Esses pontos fortes fazem com que a solução fiscal da Compliance saia na frente das demais em termos de produtividade, conformidade, além de redução de custos.

Conheça dezenas de casos de sucesso que comprovam esses diferenciais!

Enfim, escolher a solução fiscal ideal para a sua empresa não é uma opção. É uma questão de inteligência. Afinal, para gerir o seu negócio com tranquilidade e garantir crescimento saudável é preciso se manter em dia com as obrigatoriedades fiscais. E com um software definitivo que contemple todas as suas necessidades esse trabalho fica muito mais fácil. Até porque, como diz o título deste post: Solução Fiscal não é tudo igual.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu