Você com certeza já ouviu que o Brasil tem um dos sistemas tributários mais complicados do mundo. Mas, talvez, você não tenha se dado conta o quanto uma solução fiscal é essencial para que a sua empresa saia desse cenário conturbado sem comprometer o core business.

Para explicar essa complexidade de maneira detalhada e mostrar como uma solução fiscal especialista pode deixar tudo mais simples, criamos este artigo completo para você. Confira e nunca mais tenha dores de cabeça com a questão fiscal do seu negócio.

Tenha uma excelente leitura!

Por que o cenário fiscal brasileiro é tão complexo?

Para entender a situação por completo temos que ir até a Constituição Federal de 1988. O documento que rege país, na sua criação, determinou que as legislações pudessem ser criadas nas três esferas: Federal, Estadual e esfera Municipal.

Dessa forma, além do governo central, os 27 estados e todos os munícipios (mais de 5 mil) podem criar suas próprias normas – o que inclui as regras tributárias e fiscais.

O resultado dessa “liberdade legislativa” é um emaranhado de leis por todo o país. Para se ter uma ideia, nos últimos 30 anos foram criadas mais de 5,9 milhões de normas no Brasil – com muitas não conversando entre si.

Assim, uma empresa que têm filiais em diferentes lugares do país, por exemplo, corre o risco de se atrapalhar no cumprimento das obrigatoriedades fiscais por causa da diferença das leis entre os municípios ou estados.

Por que um ERP global não é capaz de suprir essas necessidades fiscais?

ERPs globais são sistemas de alto padrão, capazes de otimizar inúmeros processos de um negócio. A grande questão é que esses softwares focam no core business das empresas, ou seja, nas atividades que, de fato, geram o dinheiro esperado por qualquer proprietário.

Ainda que sejam utilizados para facilitar o processo fiscal, eles não apresentam conformidade imediata com o cenário tributário brasileiro. Lembra-se das 5,9 milhões de normas criadas até hoje? Desse total, apenas 4,13% não sofreu alterações.

https://conteudo.compliancefiscal.com.br/oracle-erp-cloud-localizacao-fiscal

Basicamente, além de criar muitas leis, o Brasil é “especialista” em alterá-las ou mudá-las de direcionamento.

Para um ERP com configuração global já seria muito difícil acompanhar 5,9 milhões de leis. Com a maioria sendo modificada constantemente, a tarefa se torna praticamente impossível.

Claro, você pode investir na atualização desse tipo de software. Mas, além de ter que parar o principal sistema da sua empresa por tempo indeterminado, seria preciso investir altos valores financeiros no processo. Em um conta rápida, para entrar em conformidade com todas as normas já criadas, o seu ERP teria que passar por cerca de 774 alterações por dia.

Por que a sua empresa precisa ter uma solução fiscal especialista?

Se os ERPs de padrão global focam nas atividades centrais das empresas, podemos dizer que o core business de uma solução fiscal especialista é justamente a parte tributária.

Esse foco da solução fiscal possibilita que você resolva qualquer situação ligada aos cumprimentos das normas tributárias sem precisar paralisar a rotina principal do seu negócio. Em outras palavras, o seu ERP global vai continuar otimizando as vendas, o estoque e outras áreas importantes da sua empresa enquanto a solução fiscal resolve a parte tributária.

É como se você destrinchasse as milhares regras fiscais existentes no país, colocasse a sua empresa em conformidade com aquelas que são necessárias, mas sem precisar colocar em risco a produtividade das equipes das demais áreas.

Acesse a versão deste conteúdo em vídeo:

Qual a importância de uma solução especialista para o setor Fiscal e de TI da sua empresa?

Basicamente, contar com uma solução especialista é equipar o seu departamento Fiscal da forma que ele merece. E, quando a ferramenta trabalha em um sistema 100% web, os benefícios são ainda maiores.

Acontece que por ser um software especialista, a solução fiscal (o fornecedor) tem obrigação de atualizar cada vez que normas tributárias que impactam o seu negócio forem alteradas. E graças à tecnologia cloud esse processo acontece de forma rápida e simples.

Não há mais necessidade de levar a ferramenta até a central do fornecedor ou mesmo esperar um técnico visitar a sua empresa, tudo ocorre de maneira digital, sem nenhum tipo de limitação geográfica.

Essa realidade de alta performance do setor fiscal também reverbera positivamente na parte do TI. Com um software especialista cuidando da questão fiscal e um ERP de padrão global otimizando as atividades centrais, o seu setor de TI tem liberdade para focar esforços na criação de soluções que agreguem valor de outra forma ao negócio.

Em suma, ainda que a conformidade fiscal não seja o cerne do seu negócio, ela é fundamental para que você não tenha dores de cabeça com o Fisco no futuro. Uma solução fiscal assegura que a sua empresa corresponda à complexa realidade tributária brasileira sem que você ou outros gestores precise conhecer as mais de 5 milhões de normas existentes no país.

Gostou da primeira parte do nosso conteúdo sobre a importância de uma solução fiscal especialista para a sua empresa? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários abaixo!  Sua empresa precisa de uma solução fiscal especialista de verdade que ainda garanta um atendimento especializado para a sua corporação? Clique aqui, que entraremos em contato com você!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu