sistema legado

Mesmo conseguindo reverter as dificuldades iniciais e relevando outros pontos, você finalmente chegou à conclusão de que a estrutura tecnológica utilizada, há anos, na sua empresa se tornou um sistema legado. Diante disso, não há mais como adiar: é preciso dar o próximo passo rumo à transformação digital.

<<<Entenda mais, neste GUIA PRÁTICO, quais os elementos que realmente transformam digitalmente a sua empresa e quais os benefícios dessa jornada!

Mas, é claro que esse tipo de decisão não é tomada de forma unilateral. Uma vez que, é necessário a participação de outros membros da empresa. Você, como gestor de TI, deve ser o protagonista nessa mudança e mostrar a todos como a modernização do sistema legado é um fator essencial para o negócio.

Logicamente, se você precisa convencer outros gestores sobre a essencialidade de uma estratégia: apresente os benefícios dela. Para facilitar o seu trabalho, separamos algumas das principais vantagens em trocar o sistema legado da sua empresa por um ERP Cloud de classe mundial. Confira!

Quais as vantagens de trocar o seu sistema legado por um ERP cloud de classe mundial?

Embora todos os departamentos de uma empresa trabalhem em prol do mesmo objetivo, é normal que cada um apresente características e termos próprios. Por exemplo, o setor de TI entende claramente os benefícios técnicos de uma solução de gestão empresarial (ERP) em nuvem, mas não pode esperar que a área Financeira compreenda da mesma forma.

<<<Não perca este INFOGRÁFICO! Nele, você vai entender quais são as demandas que o Oracle ERP Cloud atende 100%, parcialmente ou depende de uma solução fiscal especialista!

Para convencer o restante da empresa sobre a necessidade de modernização do sistema legado, é preciso trazer benefícios que sejam claros para todos. Confira algumas dicas nesse sentido.

<<<Leia também: Sistema legado na empresa? Manter, complementar ou substituir?

Rápida implementação

Um gestor de TI sabe bem o quanto a implementação de uma ferramenta tecnológica pode ser abrangente e cansativa. O desenvolvimento do sistema legado na sua empresa, por exemplo, pode ter demandado dias, meses, anos e impactado negativamente a rotina de outras equipes.

Com um ERP Cloud não há mais esse tipo de preocupação. Por ser uma tecnologia em nuvem, a modificação na infraestrutura da empresa é mínima – em alguns casos, nula. O software é implementado com facilidade e entra em funcionamento em curtíssimo espaço de tempo.

<<<Descubra neste GUIA PRÁTICO quais as vantagens e os benefícios em adotar uma solução verdadeiramente em nuvem!

Além disso, sistemas de ERP em cloud de classe mundial, como os softwares Oracle, apresentam interfaces intuitivas e configurações com quais os funcionários já estão familiarizados. O objetivo é permitir que qualquer colaborador se adapte o mais rápido à ferramenta, reduzindo a curva de aprendizado.

Maior disponibilidade de atualização e menor custo e esforço

O primeiro ponto que você deve ter em mente é que uma das principais dificuldades de um sistema legado é exatamente manter o ERP 100% atualizado. Nesse sentido, um software de gestão em cloud conta com upgrades programados e testados. Isso já é uma evolução.

<<<Leia: Captura e Recebimento de Documentos Eletrônicos (XML, PDF, TXT e Link). Por que não dá para viver sem?

Mas a vantagem principal não está na alta disponibilidade de atualização e sim no baixo custo dessa operação. Há pouco tempo, a realização de atualização poderia ser bastante trabalhosa e cara, pois demandava troca de hardwares, modificações de softwares e todo um suporte por parte do fornecedor.

Com um ERP em nuvem várias dessas etapas são eliminadas. Toda correção ou modificação é realizada de maneira on-line, sem necessitar da presença do fornecedor na sua empresa. Tudo acontece de forma automática, diminuindo os gastos por parte do seu negócio.

Acesso remoto e dinamicidade operacional

Algumas limitações são aceitas no passado, já não podem nem mesmo ser consideradas atualmente. A obrigatoriedade presencial é uma delas. Como gestor de TI, o seu dever é mostrar que um sistema legado que só responde presencialmente já não é capaz de suprir a necessidade de uma empresa que busca alta competitividade.

Um ERP cloud rompe por completo essa barreira presencial. Mesmo diante de problemas macroambientes, por exemplo, as equipes responsáveis pelas operações fiscais não precisam parar suas atividades, garantindo o cumprimento de prazos e outros compromissos.

Quais os impactos da transformação digital para outras áreas do seu negócio, como Fiscal e Contábil?

Ainda que as equipes dos setores Fiscal e de Contábil não entendam sobre termos técnicos de programação, elas também sofrem com um sistema legado desatualizado dentro da empresa.

Atualmente, boa parte das funções desenvolvidas nesses setores precisa da participação de um software fiscal. Não há como, por exemplo, cumprir com todas as obrigatoriedades do SPED sem um ERP que garanta conformidade com o complexo e dinâmico cenário fiscal brasileiro.

Ou seja, trocar o sistema legado por um ERP cloud de classe mundial, integrado com um software especialista fiscal, também em cloud, significa transformar por completo a rotina das equipes de Fiscal e Contábil – sem falar, é claro, na simplificação no trabalho de apoio do seu departamento de TI.

Enfim, diante dos benefícios apresentados e de outras vantagens técnicas que você, como gestor de TI, consegue identificar claramente, não há dúvidas que já passou da hora de transformar o seu sistema legado em um ERP Cloud com solução Fiscal de alta performance. Como líder do setor tecnológico, é preciso assumir o protagonismo nessa transformação e garantir a evolução das outras áreas e da empresa como um todo.

Gostou do conteúdo de hoje sobre como dar o próximo passo rumo à transformação digital com o seu sistema legado? Conte para a gente nos comentários abaixo! E continue no nosso blog e entenda agora a importância de investir em um ERP com conformidade fiscal.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu