Sistema de folha de pagamento

Controle de informações sobre os colaboradores, adaptações às leis obrigatórias, preenchimento de eventos, entre outros: a rotina do Setor Pessoal de grandes empresas não é nada simples. Ainda mais quando a empresa não conta com um sistema de folha de pagamento completo.

É fato que hoje, principalmente, em razão da digitalização dos processos do governo, toda empresa precisa contar com o seu próprio software para o repasse de informações. No entanto, ainda há aqueles empresários que acreditam que qualquer ferramenta aleatória é suficiente para resolver todas as situações.

Isso é um grande erro, e cabe ao gestor do Departamento Pessoal mostrar para os demais líderes as razões de a empresa precisar trocar o software antigo por um sistema de folha de pagamento especialista. Para facilitar o seu trabalho, preparamos este artigo completo. Acompanhe.

Boa leitura!

Quais as principais problemas vivenciados no dia a dia do Departamento Pessoal?

É claro que as dificuldades podem variar de empresa para empresa. Mas, quando se fala em conformidade trabalhista, as principais dores da maioria dos DPs são: eSocial, localização Brasil, mobilidade e integração.

Vamos entendê-las em detalhes.

1. Desafios de atualização eSocial

De solução do governo, para quase extinção e, agora, modelo simplificado. Por si só, as fases do eSocial demonstram o quanto a plataforma é um desafio para as empresas. O sistema do governo vem repetidamente obrigando as empresas a se adaptarem às atualizações.

Isso traz muitas dificuldades, pois quando o DP se organiza dentro de um formato, o eSocial volta a atualizar e demanda um novo planejamento.

No entanto, quando você não conta com uma solução de folha de pagamento que não acompanha essas mudanças automaticamente, tudo fica mais complicado. Além disso, o eSocial traz desafios como:

  • Complexidade nos processos;
  • Cumprimento dos prazos;
  • Volume de informações.

2. Localização Brasil

Você certamente sabe, e provavelmente até já falou, que o Brasil é considerado um dos países mais burocráticos do mundo.

Mas, o fato é que as empresas não podem fugir dessa burocracia. Todas as obrigatoriedades devem ser cumpridas. E a única maneira de conseguir isso sem tanta dor de cabeça é garantindo uma localização Brasil completa.

Com esse pequeno detalhe, o seu DP mantém a conformidade. Independentemente das atualizações do eSocial ou das alterações da legislação trabalhista, o seu DP estará pronto.

4. Sistema de folha de pagamento não roda na nuvem

A limitação presencial é algo que nenhuma empresa que deseja ser competitiva pode ter hoje em dia. Ficar preso aos “muros” da empresa só torna o trabalho mais engessado e menos efetivo.

Se tratando de softwares é ainda mais grave. Pois quando você não conta com uma solução de folha de pagamento que roda em nuvem, por exemplo, fica sujeito a atualizações manuais e precisando prender a equipe de TI a tarefas longas e cansativas.

5. Falta de integração com outros softwares

Um verdadeiro gestor de DP sabe o quanto é grande o volume de informações tratadas pelo setor. Carga horária, salário, dados sobre saúde dos funcionários, entre outros. Quanto maior a empresa, maior o número de informações.

Essa necessidade de recolher todos os dados separadamente torna a rotina da equipe muito mais cansativa. Sem uma ferramenta de integração, além de aumentar o tempo de serviço, corre-se maior risco de inconsistências.

Quais os possíveis impactos desses problemas para o setor de DP e TI da sua empresa?

Com todos esses obstáculos, a tendência é que a sua equipe de DP continue sofrendo mês a mês na hora de repassar as informações para o governo. E a cada atualização por parte do sistema federal, as chances de falhas só aumentam.

Nesse ínterim, o setor de TI também é impactado. Pois, como vimos, eles acabam ficando responsáveis por resolver os problemas de inconformidades e desatualizações. A grande questão é que quando o seu software não tem capacidade de acompanhar as modificações do governo, o TI precisa praticamente realizar milagres.

Como um bom sistema de folha pode suprir e resolver todos esses problemas?

Todos os problemas citados até aqui podem ser solucionados de maneira individual, gastando mais e sem uma eficácia garantida, ou a partir da implementação de uma solução de folha de pagamento especialista.

Um sistema com esse padrão traz todas as funcionalidades que o seu Departamento Pessoal precisa em uma única ferramenta. Por exemplo:

  • Importação de dados totalmente parametrizável pelo usuário;
  • Geração de títulos para qualquer valor calculado;
  • Cálculo de autônomos e estagiários via folha;
  • Importação do saldo de FGTS vindo da CEF;
  • Definição de acessos por usuário;
  • Relatório de críticas de cálculo;
  • Inteligência fiscal nativa;
  • Flexibilidade de cálculo;
  • 100% cloud;
  • Integração;
  • Segurança.

Enfim, a rotina do seu Departamento Pessoal já é complicada o suficiente, você não precisa deixá-la mais complexa. Mostre para a sua empresa o quanto uma solução de folha de pagamento é capaz de transformar a produtividade de todos e trazer a estabilidade legislativa para a instituição.

Acesse este link e solicite conosco uma demonstração para entender como a nossa solução de folha de pagamento pode mudar a sua empresa.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu