SEGURANCA DA INFORMAÇÃO

Por mais que o RH e o Departamento Pessoal estejam entre os setores que mais concentram dados em qualquer empresa, a verdade é que questões como a segurança da informação nem sempre foram corretamente debatidas.

Essa realidade gerou dificuldades que se tornaram mais visíveis atualmente, em plena era digital. Agora, com um volume muito maior de informações sendo geradas e leis específicas em relação ao uso de dados, o DP e RH precisam resolver os problemas sem perda de tempo.

Mas, quais são os principais desafios para esses setores em relação à segurança da informação atualmente? E como é possível solucioná-los? Para saber tudo isso, continue lendo e confira a nossa postagem completa.

Boa leitura!

3 desafios atuais do DP e RH na segurança da informação

É claro que cada empresa encontra diferentes obstáculos no dia a dia. Porém, se tratando de segurança da informação para os setores de RH e Departamento Pessoal, há 3 pontos principais: Treinamento de pessoal, adequação às novas leis e parceria com o TI.

<<<Leia também: Recrutamento online: como elaborar um processo seletivo a distância?

1. Treinamento de pessoal para conscientização sobre ataques cibernéticos

Por mais que a hoje em dia haja maior cuidado por parte dos colaboradores em relação ao gerenciamento das informações, um dos problemas enfrentados pelos RHs e DPs de muitas empresas ainda é o pouco preparo técnico das equipes de trabalho.

Isso é um grande risco, pois basta um equívoco por parte de qualquer funcionário para que dados importantes fiquem expostos a ataques cibernéticos.

É preciso um trabalho focado nesse sentido, não só de aperfeiçoamento técnico, mas também na conscientização sobre os riscos digitais.

2. Lidar com dados sensíveis dos funcionários e candidatos, evitando vazamentos e penalidades diante LGPD

Diante do aumento do volume de dados que circulam na internet, o governo resolveu intervir e criar novas leis para manter o mínimo de controle. Entre essas normas, a principal foi a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Com a LGDP em vigência, até falhas não intencionais por parte da sua empresa podem resultar em penalizações graves. É preciso tomar cuidado com a segurança da informação.

É justamente esse trabalho de blindagem mais um dos grandes desafios desses setores. Ao mesmo tempo em que eles precisam lidar com esse aumento considerável de informações, também precisam ser mais cuidados para que nada seja vazada. Uma verdadeira sincronização sem chance de erro.

3. Trabalho conjunto com o setor de TI

Ao mesmo tempo em que uma parceria mais próxima com o TI ainda é um desafio, tendo em vista que nem sempre os setores se integram diariamente, ela também se mostra com a solução para os demais problemas.

Isso porque o TI é justamente a área mais capacitada para indicar soluções tecnológicas que resolvam as principais preocupações do RH e do DP.

É o TI, por exemplo, que consegue definir o Taleo da Oracle como a solução perfeita para o RH realizar um processo completo de recrutamento online, garantindo uma seleção personalizada, segura e eficiente.

Além disso, o TI tem o conhecimento para indicar a solução HCM da Compliance, que basicamente automatiza quase 100% dos processos do DP, se integra ao Taleo e ainda se mostra uma plataforma completa para treinamentos.

Ou seja, se aproximar do TI é o primeiro passo para que as demais dificuldades sejam superadas.

Qual o impacto para o DP e RH?

O DP e o RH há muito tempo deixaram de ser setores vistos apenas burocráticos e se tornaram estratégicos. Porém, para que sejam efetivos nesse sentido, eles não podem ficar presos a obstáculos antigos ou novos.

<<<Leia também: Recrutamento e seleção online até a folha e eSocial: como otimizar tempo e custo?

Como vimos, ao adotar soluções especialistas o impacto nas duas áreas é total. Problemas que antes pareciam insuperáveis se tornam simples, a segurança da informação se torna mais concreta e o aumento de produtividade real.

Qual o impacto para a TI?

Embora a solução seja clara, não há como dizer que as escolhas sejam simples. O TI nesse sentido impacta e é impactado, pois são suas definições que podem transformar ou não o trabalho do DP e do RH.

Ao acertar nas escolhas, o TI garante um gerenciamento seguro das informações e um trabalho mais eficaz de maneira geral. Porém, ao se abster ou se equivocar, o setor acaba sendo o único suporte para o DP e o RH, o que pode se tornar um imenso desafio em médio prazo.

Enfim, trabalhar a segurança da informação no DP e no RH deixou de ser algo convencional para se tornar uma prioridade de qualquer gestor. Hoje você conta com as soluções exatas para não ter surpresas desagradáveis, não corra riscos. Transforme o seu setor.

Não perca o evento “RH e DP: Oracle e Compliance discutindo os novos desafios e apresentando soluções”. ÚLTIMAS VAGAS. CLIQUE NO BANNER ABAIXO E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AGORA MESMO!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu