SAP Miro e Migo

SAP Miro e Migo ou Migo e Miro pode não ser um termo usual no dia a dia de muitos brasileiros. Porém, os profissionais que trabalham em setores Financeiro, Fiscal, Contábil e de TI entendem que se trata de algo fundamental na rotina de uma empresa que usa o ERP da SAP.

O ERP da SAP é um software criado por uma empresa alemã. Já o Miro é um código desse ERP, utilizado na confirmação de faturas de mercadorias. Por sua vez, o Migo é a função destinada à verificação do fluxo de produtos, contabilizando a entrada de itens no estoque da empresa.

<<<<Leia sobre SAP Miro e Migo: o desafio de controlar as entradas de notas fiscais em seu ERP 

Em geral, os dois processos se complementam, sendo capazes de facilitar bastante a rotina de trabalho das equipes. Quer entender o quanto a automação do processo Miro e Migo de recebimento de documentos fiscais eletrônicos no SAP pode ser vantajoso para a sua empresa e ainda como é possível otimizá-lo? Continue lendo e confira. Boa leitura!

Quais as vantagens de automatizar o SAP Miro e Migo?

Dependendo do setor de atuação, a rotina de uma empresa pode ser extremamente dinâmica. Um estabelecimento comercial ou uma empresa logística, por exemplo, precisavam lidar diariamente com o recebimento de mercadorias, contagem de produtos e pagamento de faturas.

Fora isso, ainda tem todo o relacionamento com os fornecedores, contratação de funcionários, preocupação com a experiência do cliente, entre outros. Ou seja, não há tempo para retrabalhos ou execução de processos morosos.

É então que a automatização do SAP Migo e Miro faz toda diferença. Os dois processos causam grande impacto nos setores Financeiro, Fiscal, Contábil e de TI de uma empresa. A partir dessas funções, você consegue conferir o fluxo de produtos, gerar e confirmar faturas e repassar as informações para o departamento fiscal, tudo de maneira organizada.

Por isso, a preocupação com a otimização desses processos deve ser uma prioridade dentro do negócio. Falhas nessas operações podem trazer dificuldades graves para a empresa, inclusive problemas com o Fisco em razão de notas fiscais não lançadas.

Por outro lado, ao optar pela automatização do SAP Miro e Migo, você traz um leque de vantagens para as equipes desses setores diversos. Por exemplo:

  • passa a realizar o upgrade do SAP Miro e Migo e não tem a mesma dificuldade que outros ERPs de padrão global;
  • consegue extinguir quaisquer chances de problemas no processo de recebimento de dados no SAP Miro e Migo;
  • dinamiza o trabalho de separação e preenchimento de informações das DANFEs.

Além disso, com uma automatização você adapta o seu SAP Miro e Migo para o cenário fiscal brasileiro, garantindo que os processos sigam o modelo padrão do país. Com isso, a sua empresa não precisa ficar realizando modificações constantemente no software – sem nem mesmo ter a certeza de sucesso.

<<<<SAP Miro e Migo: como é possível melhorar esse processo dentro do seu ERP? 

Como automatizar o processo SAP Miro e Migo?

Automatizar o SAP Miro e Migo é importante também para o setor TI do seu negócio. Nesse novo cenário, os profissionais não precisam mais intervir todo o tempo para explicar ou “melhorar” os processos que já trabalharão de maneira otimizada.

Então, para trazer uma nova realidade para os setores Financeiro, Contábil e TI da sua empresa, confira algumas dicas de como automatizar o SAP Miro e Migo.

Validando as DANFEs de forma direta no SEFAZ

Como vimos, a não validação do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) pode trazer sérios problemas para a empresa, pois se trata de algo que deve estar sempre vinculado as notas fiscais.

A grande questão é em um processo mais convencional, essa confirmação pode demorar um bom tempo, prejudicando o fluxo de trabalho das equipes.

Com uma automatização, que permite uma ligação direta entre o sistema da sua empresa e a SEFAZ local, você transforma essa situação. No fim, o que levaria um grande espaço de tempo, passa a ser feito de maneira hábil.

Integrando com outros sistemas

A integração de sistemas sempre é uma forma de tornar o trabalho de uma empresa mais eficiente. Com uma comunicação entre os softwares, a operação do SAP Miro e Migo não sofre com interferências externas.

Além disso, ao tornar os sistemas homogêneos, você assegura que a parte tecnológica dos processos aconteça de maneira nivelada, sem o risco de queda produtiva em qualquer etapa.

<<<<Captura e Recebimento de Documentos Eletrônicos (XML, PDF, TXT e Link). Por que não dá para viver sem?

Não obstante, a captura de arquivos de documentos eletrônicos, independentemente do formato (XMLs, .PDF, .TXT e Link) deve estar inclusa em um projeto de automatização do SAP Miro e Migo, evitando que os profissionais percam tempo no processo de consulta e download desses documentos, mesmo que não exista um padrão de arquivos. É claro que não se trata de mudanças simples, por isso é interessante contar com empresas especialistas no assunto e que possuam soluções com inteligência fiscal embarcada.

Gostou do artigo? Então que tal continuar se aprofundando e conferir mais informações sobre o SAP Miro e Migo? Veja como melhorar o processo Miro e Migo dentro do seu ERP!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu