RH DIGITAL

O aprimoramento tecnológico já apresentava constância nos últimos tempos. Porém, em 2020 e 2021, essa transformação teve que sofrer uma guinada em razão de todas as consequências da pandemia. Setores administrativos das empresas precisaram se reinventar para manter a produtividade, dando origem assim a conceitos como o RH Digital.

A ideia do RH Digital é, basicamente, a adoção da tecnologia nos mais variados processos dos setores de RH e DP. Controle de Ponto, Folha de pagamento, eSocial, SESMT, entre outros: tudo acontecendo de maneira mais dinâmica, segura e eficaz.

Continue lendo, entenda o que é o RH Digital e quais soluções não podem faltar dentro desse modus operandi de trabalho.

Boa leitura!

O que é o RH Digital?

O conceito por trás do RH Digital é o mesmo da Logística 4.0 ou SAC 4.0, ou seja, adotar soluções tecnológicas para aprimorar ou transformar processos já existentes dentro do setor. Basicamente, é trazer a evolução tecnológica para o RH e para o Departamento Pessoal.

A partir disso, as equipes tendem diminuir taxas de desperdício e retrabalhos e utilizar com mais eficiência o tempo disponível e alcançar melhores resultados. Para as empresas, de uma forma geral, é vantajoso, pois elas garantem maior qualidade em áreas cruciais para a estabilidade do negócio.

Quais ferramentas são essenciais dentro de um RH Digital?

Para que o processo de RH Digital seja real dentro da sua empresa, algumas soluções não podem deixar de ser implementadas. Confira algumas das principais.

Ponto eletrônico

O controle de ponto talvez seja o maior desafio de gestores de RH e DP, pois ao utilizarem sistemas antigos, como assinatura em caderno ou relógio de ponto, sempre há risco de fraudes ou perda das informações.

Nesse sentido, a implementação de um ponto eletrônico na nuvem se torna fundamental para alcançar o RH Digital. Com uma solução moderna, o ponto pode ser feito até mesmo de maneira remota, evitando filas de funcionários e facilitando o acompanhamento por parte dos gestores.

Folha de Pagamento on-line

Com um software de folha de pagamento on-line, você consegue aprimorar diversos processos de uma vez, desde a contratação até a rescisão do colaborador, tudo acontecendo de forma 100% web.

Cálculos e fórmulas são feitos de maneira instantânea a cada lançamento, não necessitando que a sua equipe fique presa nesse tipo de processo. Em outras palavras, uma solução de folha de pagamento é a que melhor representa um RH Digital na prática.

Módulo eSocial

O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é a plataforma do governo criada para unificar o envio de informações sobre os trabalhadores das empresas.

Por si só, ele já exige que a sua empresa conte com uma ferramenta tecnológica para o envio dos dados. Porém, no RH Digital você precisa contar com uma solução completa, um software que vá além da mensageira.

Para garantir a conformidade com o eSocial, que se atualiza constantemente, você precisa de um módulo eSocial que gerencia, analisa e valida as informações de todos os setores afetados pelo eSocial de maneira prévia. Um software que permita integração por webservice, arquivo texto, XML, banco a banco ou manual.

Solução para SESMT

Outro ponto fundamental do eSocial é o envio de informações referentes ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Por se tratar da saúde do trabalhador, esse processo não pode ter nenhuma falha, mesmo sendo uma tarefa extremamente burocrática.

Em um cenário de RH Digital você conta com um SESMT 100% web, com integração para qualquer sistema origem, totalmente orientada ao projeto do eSocial e já com serviço de mensageria.

Assim, você pode gerenciar e armazenar documentos, comprovantes, exames, atestados, entrega de IPI, etc.

Quais os benefícios do RH Digital para o DP e RH da sua empresa?

Como explicado, as soluções de um RH digital são capazes de transformar por completo os setores de DP e RH de uma empresa. O impacto positivo não se resume à produtividade das equipes, fatores financeiros e comunicacionais da empresa também são aperfeiçoados.

Por exemplo, com soluções 100% web, as equipes deixam de utilizar recursos como papéis e materiais de escritórios, praticamente zerando esse tipo de gasto. Além disso, com a diminuição de retrabalhos, há melhor aproveitamento do tempo de cada funcionário.

Por sua vez, a comunicação é otimizada por meio da integração de setores. Entre o DP e o RH, por exemplo, deixa de ter um intervalo comunicacional. Com soluções integradas a ERPs e sistemas legados da empresa, todas as equipes têm acesso instantâneo aos dados que necessitarem.

Qual a importância para o setor de TI?

Um TI que passa a trabalhar com sistemas 100% cloud, integrados, totalmente seguros e com implantações rápidas e simples: esta é a realidade que o setor tecnológico trabalha quando você adota o RH Digital.

Em outras palavras, o gestor de TI passa a ter à disposição soluções de ponta para desenvolver seus projetos e auxiliar os demais setores. Um cenário completo para quem precisa oferecer um suporte tecnológico de qualidade e eficaz.

Enfim, um RH Digital não é uma tendência para o futuro, é uma realidade do presente. Com cada vez mais plataformas sendo desenvolvidas pelos governos para envio de informações, os setores de RH e DP precisam se renovar para garantir conformidade e produtividade em suas rotinas diárias.

Sabia que a nossa solução de Capital Humano simplifica e integra todas as informações de RH em um sistema único e completo, em nuvem, sem projetos de integração e totalmente voltado para atendimento do eSocial, com módulos independentes que vão desde o recrutamento, folha de pagamento, mensageria para transmissão dos eventos, ponto eletrônico e SESMT? Clique aqui e marque uma conversa com um dos nossos especialistas!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu