Recrutamento online

O recrutamento online já é era modalidade existente no mercado, mas que se tornou essencial em razão das restrições impostas pela Covid-19. Porém, mesmo após a pandemia, é possível que a estratégia seja até mais utilizada que a presencial.

Além da vantagem de ser feito a distância, o recrutamento online é muito mais prático. Ou seja, pode ser desenvolvido pelo recrutador de maneira dinâmica e personalizada. Uma modalidade que, sem dúvida, corresponde às necessidades atuais.

Porém, isso não significa que o recrutamento online não apresente certos desafios para as empresas. E, até por isso, muitos gestores acabam deixando de implementá-lo em seus setores.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas de como criar um recrutamento online na sua empresa e mostrando como uma solução HCM 100% Cloud é perfeita para isso. Além disso, mostraremos com um software de alto padrão é capaz de automatizar o processo de ponta a ponta, desde o recrutamento, seleção dos candidatos, treinamento, gestão da folha de pagamento até eSocial. Não perca! 

Boa leitura!

https://oracle.zoom.us/webinar/register/WN_l5B5ipY-StS6p2Z26txubw

Como fazer uma entrevista online?

O Recrutamento online, basicamente, é o uso da tecnologia para criar e colocar em prática um processo seletivo na sua empresa. Essa modalidade traz facilidades e até comodidades, mas também demanda expertise e jogo de cintura por parte do recrutador.

Confira, abaixo, alguns passos que não podem faltar para um recrutamento bem-sucedido.

Faça testes iniciais

Você não deve simplesmente iniciar o processo de recrutamento online sem nenhum preparo. Todas as ferramentas devem ser testadas, desde a divulgação da vaga até o software utilizado para a entrevista de seleção.

Em um recrutamento online até pequenos detalhes fazem a diferença, como a luminosidade do ambiente ou o volume do seu microfone. É preciso garantir que nada será um empecilho para a realização do processo.

Crie um roteiro          

Recrutamentos e seleções online, de fato, apresentam comodidades que não são encontradas nos processos presenciais. Porém, isso não significa que eles devem ser desorganizados ou “improvisados”.

É importante que você tenha um planejamento completo: da parte mais burocrática a um roteiro a ser seguido na hora da entrevista. É claro que durante a interação outros pontos podem ser abordados, mas é importante manter uma linha de raciocínio.

Mantenha o clima agradável

Talvez a única “desvantagem” do recrutamento online é exatamente a falta da interação física – o que, neste momento, é vantajoso. Sem esse contato direto, tanto recrutador quanto candidato podem se sentir deslocado em algum momento.

Para garantir o melhor processo possível, além de seguir o seu roteiro, deixe o clima mais leve. Demonstre tranquilidade e deixe o candidato da mesma forma, mantenha uma fala calma e, principalmente, humana.

Como uma solução HCM pode facilitar o seu recrutamento online?

Se o cerne do recrutamento online é o uso da tecnologia para a realização do processo, então nada melhor que adotar uma solução especialista para tornar tudo mais prático e bem-desenvolvido.

Nesse sentido, uma solução HCM é perfeita. Com um software de alto padrão você é capaz de automatizar o processo de ponta a ponta, desde o recrutamento, seleção dos candidatos, treinamento, gestão da folha de pagamento até eSocial.

Melhor ainda se a solução puder se integrar com sistemas como o Taleo, o software da Oracle que oferece aos recrutadores recursos diferenciados para contratação, recrutamento e seleção.

Com a integração das ferramentas você passa a ter um recrutamento feito em cloud, com banco de dados Oracle e compatível a módulos essenciais ao seu Departamento Pessoal, como, por exemplo, Folha de Pagamento e eSocial, como a solução Compliance Capital Humano.

Qual o impacto para o DP e o RH?

Um recrutamento online automatizado, escalável e completamente integrado é tudo o que os setores de DP e RH da sua empresa precisam.

Uma solução HCM única e integrada fornece a recrutadores e candidatos uma experiência moderna em todo o processo. Um gerenciamento que pode ser feito a partir de dispositivos móveis como smartphones e tablets graças à tecnologia em nuvem.

O aumento de produtividade também é facilmente perceptível nas duas áreas, tendo em vista que os módulos extras da solução permitem o compartilhamento imediato de informações. Assim, o seu DP não vai ter, por exemplo, dificuldades em adquirir dados imediatos para cumprir com suas obrigatoriedades. É um ganho geral a partir de uma solução tecnológica.

Qual o impacto para a TI?

Para o setor de TI o impacto também é transformador. Sem uma solução HCM, todo o processo de recrutamento online dependerá dos recursos e da expertise dos técnicos da área de tecnologia.

Uma missão que pode se tornar ingrata, considerando que, como explicado, essa estratégia pode apresentar obstáculos para uma execução de qualidade. Mas, com uma implementação de uma solução HCM, o TI passa a contar com ferramentas práticas e que permitem a otimização do trabalho tanto do RH quanto do DP.

Enfim, garanta um recrutamento online e uma gestão do seu departamento pessoal completa e atraia os melhores talentos para a sua empresa. Mesmo com restrições, a missão do RH e não precisa se tornar impossível e nem a do Departamento pessoal precisa ser ainda mais complexa. Tenha em mente que, se bem desenvolvido, o recrutamento online e a gestão da folha de pagamento e eSocial é uma estratégia altamente vantajosa.

Gostou do conteúdo de hoje? Que tal fazer a sua inscrição no painel da Compliance sobre “RH e DP: Oracle e Compliance discutindo os novos desafios e apresentando soluções”? Não perca esta chance! ÚLTIMAS VAGAS!!!

https://oracle.zoom.us/webinar/register/WN_l5B5ipY-StS6p2Z26txubw

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu