BPO

Pode parecer clichê, mas é fato que os clientes e o mercado estão cada dia mais exigentes em termos de qualidade e eficiência. Estratégias como o BPO são soluções inteligentes desenvolvidas justamente para que as empresas a alcancem esse patamar sem precisar onerar seus capitais financeiros.

Ou seja, o BPO é uma metodologia baseada no aprimoramento de serviço e na automatização de processos. Assim, permitindo que as organizações obtenham suporte especializado em suas rotinas de trabalho.

Para ajudar você a entender o assunto e extrair as vantagens certas da estratégia, preparamos este artigo com os principais pontos sobre o BPO: conceito, benefícios e os 5 BPOs que mais valem a pena. Continue com a gente e boa leitura!

O que é BPO?

Sendo a sigla em inglês para Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócio, em português), o BPO é uma estratégia de terceirização que vai além da contratação de mão de obra simples, focando em funções administrativas e essenciais para a boa performance de uma empresa.

Enquanto na terceirização convencional há contratações para áreas que não afetam diretamente os serviços centrais do negócio, no BPO os setores que apoiam as atividades-fim são contemplados.

Por exemplo: imagine que você tenha uma empresa de TI que necessita da contratação de funcionários capacitados, treinados e atualizados com as inovações do mercado. Logicamente, isso demandaria bastante recurso e preparo do seu departamento de recursos humanos.

Com o intuito de conter os gastos, ao mesmo tempo em que mantêm em alta os níveis de contratação, seria interessante optar por um BPO de RH. Com isso, uma empresa parceira ficaria responsável pela parte da contratação e de todos os fatores que a atividade demanda.

Quais os tipos mais comuns de BPO?

Como vimos, o outsourcing pode ter grande impacto em diferentes atividades de uma empresa, com a estratégia depende muito do setor de atuação do negócio. Porém, existem áreas em que o BPO é implementado com maior frequência, são elas:

  • auditoria dos processos e contas;
  • gestão e infraestrutura de TI;
  • atendimento ao cliente ;
  • recursos humanos;
  • gestão fiscal;
  • finanças.

Quais os 5 BPOs que valem muita a pena e em qual circunstância?

Além dos BPOs citados no tópico anterior, que são mais específicos para cada área, existem aqueles essenciais e mais abrangentes. Confira, abaixo, 5 BPOs que valem muita a pena considerar para o seu negócio.

1. Gestão e infraestrutura de TI

Na atual era digital, o suporte do departamento de TI vem sendo cada vez mais relevante para qualquer negócio. Por isso, independentemente do nicho, a empresa precisa ter profissionais capacitados para gerir o setor tecnológico.

O BPO de TI é excelente não só para oferecer uma infraestrutura adequada, como também serviços de suporte, manutenção e softwares inteligentes para o negócio, como, por exemplo, soluções em nuvem.

2. Processos jurídicos

As questões jurídicas também são exemplos de fatores que podem não fazer parte das atividades centrais de um negócio, mas que, se mal geridas, trazem grandes impactos negativos.

O BPO aqui garante que a empresa trabalhe de acordo com as legislações vigentes e que opte pelos direcionamentos corretos em relação a rotinas jurídicas ou processos judiciais de fato.

3. Contabilidade e Gestão Financeira

Pagamento de impostos e tributos, análise de fluxo e balanço financeiro: todos esses processos refletem na saúde financeira da empresa e rentabilidade do negócio. Um BPO de contabilidade e gestão de finanças passa a ser o suporte especializado para dar mais tranquilidade e garantir o pagamento dos dividendos em dia.

4. Recursos humanos

O exemplo citado no primeiro tópico já mostra o quanto um BPO de RH vale muito a pena para qualquer empresa. Com uma parceira capacitada, o seu negócio assegura uma rotina administrativa qualificada, com condições de contratação e treinamento aos melhores profissionais do mercado.

5. Gestão Fiscal

A legislação brasileira é conhecida como uma das mais complexas do mundo. Muitas vezes, as empresas deixam de cumprir suas obrigações tributárias simplesmente porque não entendem corretamente uma nova lei — e isso é mais comum do que se imagina.

Um BPO fiscal é capaz de auxiliar o negócio desde a escolha do regime tributário até às apurações de impostos. Também representa vantagens como:

  • gestão fiscal com foco nos planejamentos da empresa;
  • fechamento adequado do setor fiscal mensalmente;
  • acompanhamento atualizado da legislação.

Quais os benefícios para a área de TI e para a área de negócio (Fiscal e RH) com o uso dessa solução?

O BPO é uma estratégia que demanda estudo e preparo por parte da empresa. Porém, quando implementada corretamente, traz benefícios significativos para o negócio. Quando empresa opta pelos 5 ou alguns dos BPOs principais, as vantagens são ainda mais abrangentes.

Por exemplo, com essa adoção, a área de TI recebe o suporte necessário dos setores fiscal, financeiro e RH para tomar decisões importantes e diárias, refletindo em uma sinergia entre diversos departamentos relevantes do negócio.

Além disso, para a empresa como um todo, a adoção de BPOs traz vantagens como:

  • aumento de produtividade e desempenho;
  • geração de relatórios para mensuração;
  • redução de custos e aumento do lucro;
  • maior qualidade nos processos.

É comum também que o BPO seja uma boa alternativa para empresas que estão fazendo rollouts de ERP, que desejam focar no Planejamento Tributário, terceirizar a geração das obrigações com segurança e ainda que necessitam realizar gerações de obrigações ex-temporâneas como, por exemplo, quando uma empresa precisa rapidamente regularizar (retificar) a entrega de obrigações.

Enfim, como explicado, o BPO se difere bastante da terceirização tradicional. Além de trabalhar com setores vitais para o negócio, a estratégia tem como caraterísticas o aprimoramento máximo e a automação de processos. Empresas que trabalham com BPOs tendem a oferecer ferramentas modernas, como softwares em nuvem, soluções fiscais e ERPs.

Agora, que você já entendeu os pontos mais importantes sobre BPO, que tal conferir o nosso infográfico comparativo sobre como avaliar qual a melhor Solução Fiscal do mercado para a sua empresa? Acesse aqui!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu