Oracle ERP Cloud e ERP SAP S/4HANA Public Cloud

O Oracle ERP Cloud e ERP SAP S/4HANA Public Cloud são duas ferramentas que mostram como o “move to cloud” é um dos conceitos mais fortes da atual transformação digital. Ou seja, toda empresa que deseja se manter forte no mercado e atualizada com as novas tecnologias precisa se adaptar a essa realidade.

A evolução tecnológica está acontecendo em um ritmo acelerado e de maneira ininterrupta. Tudo isso está fazendo com que as organizações se reinventem e se transformem. Até mesmo setores do governo já entenderam a necessidade de trabalhar com esses novos conceitos.

Para ajudar você a entender essa transformação e a importância do “move to cloud” nesse processo, a seguir, falaremos sobre o  Oracle ERP Cloud e ERP SAP S/4HANA Public Cloud, além das vantagens e os desafios do TI no Brasil para se adaptar a gestão fiscal dessa nova era. Boa leitura!

Os ERPs no mundo corporativo

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial). É basicamente um software de aperfeiçoamento, que automatiza e integra processos. O grande diferencial de um ERP é que pode ser uma ferramenta de otimização para diferentes áreas, por exemplo:

  • Produção e logística;
  • Recursos humanos;
  • Contabilidade;
  • Finanças;
  • Fiscal.

Hoje, devido a sua grande capacidade de otimização processual o ERP é uma ferramenta adotada por inúmeras empresas no mundo. Além disso, é um modelo software em evolução, estando atualmente em plena expansão para a nuvem.

Segundo o Quadrante Mágico de Gartner, até 2024, 60% de todos os novos projetos de aplicativos de gerenciamento financeiro, fiscal e produtivo de médio porte serão implementações da nuvem.

As tecnologias digitais trarão novas capacidades e eficiências, bem como um melhor planejamento integrado para as empresas.

Oracle ERP Cloud e ERP SAP S/4HANA Public Cloud

Veja como as duas principais soluções mundiais em ERP (Enterprise Resource Planning), o Oracle ERP Cloud e ERP SAP S/4HANA Public Cloud estão revolucionando ainda mais o mundo empresarial, levando as organizações a um novo patamar de qualidade produtiva.

Basicamente, o Oracle ERP Cloud trata-se de um serviço em nuvem criado e oferecido pela Oracle Corporation. A solução é uma ferramenta completa, pois conta com todas as funcionalidades gerenciadas pela marca Oracle, entre elas:

  • armazenamento de arquivos;
  • aplicativos especializados;
  • servidores e redes.

Já o ERP SAP S/4HANA Public Cloud Public é uma versão de nuvem pública do software S/4HANA da empresa SAP. Com a ferramenta, a criadora libera um serviço on-line para que os empreendimentos, em três meses, implantem seus sistemas e criem uma infraestrutura na cloud. O modelo público só é liberado no México e Brasil.

Benefícios em adotar uma solução com padrão global

A quantidade de softwares encontrados no mercado é grande hoje em dia. Porém, ao adotar uma solução de padrão global, uma empresa passa a ter acesso a um número maior de ferramentas, dentro de uma plataforma de gestão completa.

Com isso, as decisões criativas e de investimentos recebem um suporte mais seguro, aumentando as chances de sucesso de cada iniciativa. Além disso, ela passa ter benefícios como:

  • valuation da empresa (no caso de uma incorporação/ fusão ou venda);
  • lei SOX de Governança que é exigida em algumas situações;
  • facilidades na realização de IPO.

Outra grande vantagem de uma solução global é a compatibilidade e atualização com as tecnologias mais recentes em todo mundo, por exemplo:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • inteligência artificial;
  • machine learning;
  • blockchain;
  • entre outros.

Com isso, os profissionais de TI de cada empresa conseguem trabalhar e ampliar a tecnologia do negócio, projetando aplicativos, armazenando arquivos e soluções em nuvem, compartilhando informações relevantes e ganhando insights dos dispositivos.

Desafios para área de TI na parte da localização fiscal no Brasil

A gestão fiscal no Brasil sempre se mostrou um pouco mais complexa do que outros setores fundamentais. Porém, atualmente, o próprio governo acordou para a necessidade de inovações e ferramentas que facilitassem a vida do contribuinte.

Mas, com as transformações, também surgiram os grandes desafios para as equipes de TI das empresas. No nosso país, mudanças tributárias acontecem constantemente. Assim, obrigando tanto os profissionais particulares quantos os desenvolvedores a criarem novos softwares com frequência.

É exatamente nesse cenário, com tempo curto e a necessidade de soluções perfeitas, que se concentram os principais desafios do TI no que tange a questão fiscal no Brasil:

  • escolha de um ERP que melhor atenda às necessidades do negócio;
  • conhecimento tributário atualizado;
  • equipe de TI preparada.

Vantagens de contar com uma solução especialista integrada ao seu ERP

Como explicado, com a transformação digital também surgiram novas oportunidades, desafios e armadilhas. Nem sempre a solução mais viável é mais a adequada para o seu negócio. Somente um software especialista consegue trazer as vantagens reais.

No setor fiscal, hoje, existe a exigência da emissão e preenchimento de documentos completamente digitais, tais como:

  • Nota Fiscal Eletrônica de Serviços – NFS-e;
  • Sistema Público de Escrituração Digital (SPED Fiscal);
  • Registro de Controle da Produção e do Estoque (BLOCO K);;
  • Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-REINF).

Somente uma solução que se adéque a essas exigências consegue trazer o aporte necessário para um empreendimento. Os softwares precisam estar prontos para que as empresas se adaptem as mudanças.

A maior vantagem de uma ferramenta especializada é permitir que a instituição passe por todo esse processo sem dificuldade, concentrando seus recursos (foco, investimento, pessoas) no corebusiness da empresa.

Quais os cuidados na hora de escolher por uma solução integrada ao seu ERP?

Para ajudar você a não errar na hora de escolher a melhor solução para o seu negócio, separamos alguns fatores que devem sempre ser considerados.

Navegação

Uma plataforma em nuvem precisa apresentar uma área de trabalho única e com arquitetura simples, facilitando a navegação do usuário e tornando a experiência intuitiva.

Convenhamos, a burocracia fiscal no Brasil já complicada o suficiente. A sua empresa não precisa de software de navegação complexa.

Tecnologia

Assim como Oracle ERP Cloud e ERP SAP S/4HANA Public Cloud e outras soluções diferenciadas do mercado, um software de ponta precisa oferecer alta tecnologia, ser 100% Web e desenvolvida em java,  apex ou tecnologias que realmente sejam web e, o mais importante, de fácil implantação e manutenção.

Auditoria

Se é uma solução fiscal, precisa ser uma ferramenta especialista no setor. Opte por softwares com Inteligência Fiscal Nativa e com as regras de validação condizentes com a realidade para que sua empresa tenha segurança e conformidade, antes do envio das informações ao Fisco. Além disso, a ferramenta precisa oferecer integração com os serviços do governo para facilitar o trabalho fiscal da sua empresa.

O Oracle ERP Cloud e o ERP SAP S/4HANA Public Cloud são ferramentas referências no mercado de ERP quando se trata de soluções online. Busque por soluções especialistas complementares que também sejam inovadoras e referências!

Hoje, não há como uma empresa se manter atualizada com todos as leis fiscais vigentes sem o apoio de plataformas especialistas e sem contar com uma equipe de TI diferenciada.

Para acabar com qualquer dúvida sobre como avaliar qual a melhor Solução Fiscal do mercado para a sua Empresa, veja nosso infográfico comparativo. E sobre o “move to cloud”, baixe e confira a nossa planilha.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu