oracle ebs

O Oracle EBS (E-Business Suíte) é um conjunto de aplicações de negócios integrados que ajuda as empresas em uma ampla variedade de processos. De fato, esse é um poderoso sistema ERP que ajuda a aprimorar o gerenciamento e a melhorar os índices de produtividade nas organizações.

O Oracle EBS ou E-Business Suíte possui aplicativos abrangentes, que permitem que as empresas tenham uma única fonte de informações para processar e analisar seus dados. Isso permite, por exemplo, um melhor mapeamento dos fluxos de trabalho e a automação de uma série de processos.

Contudo, o Oracle EBS é uma solução global, utilizada por empresas de diferentes segmentos em todo o mundo. Logo, as organizações brasileiras precisam se atentar às peculiaridades fiscais para que esse sistema possa suprir todas as suas necessidades.

Nesse sentido, os departamentos fiscal e de TI merecem total atenção, uma vez que a conformidade no Brasil é uma das mais complexas do mundo e esbarra nas limitações de um software global, como o ERP Oracle EBS. 

Mas, afinal, como superar esses desafios de adequação à realidade de cada empresa? Descubra a seguir!

Por que o Oracle EBS sozinho não supre 100% as demandas do departamento fiscal e TI?

O Oracle EBS, assim como todos os grandes sistemas de ERP, é uma solução desenvolvida para atender o maior número de empresas.

Por isso, essa ferramenta se concentra na solução de necessidades “core” das empresas. Dessa forma, cabendo a cada Companhia adequar o sistema às suas demandas específicas.

Como se sabe, o cenário tributário brasileiro é altamente complexo, com diversas especificidades a depender do segmento ou até mesmo da operação desempenhada por cada empresa.

Logo, é impensável que uma solução de alcance e padrão global, como o Oracle EBS, desenvolva aplicações sob medida para a realidade de cada empresa.

Além disso, com a dificuldade de o Oracle E-Business Suite acompanhar e manter a conformidade fiscal, a saída seria fazer uma customização. Porém, são medidas que levam tempo e consomem investimentos e dificultam atualizações futuras, que as empresas nem sempre estão tão dispostas a fazer.

Quais os desafios a serem superados?

Como visto, as soluções de ERP mais sofisticadas e de classe mundial do mercado, como o Oracle EBS, não conseguem suprir todas as necessidades fiscais locais das empresas.

Logo, é fundamental que sua empresa conte com uma solução especialista que complemente o seu ERP E-Business Suite. Além disso, existem outros problemas que devem ser superados, tais como:

  • Integridade das informações: é fundamental que os dados presentes no Oracle ERP EBS sejam transmitidos integralmente para a sua solução fiscal complementar, para evitar problemas como apuração indevida e declarações inconsistentes.
  • Segurança dos dados: é muito importante que sua solução fiscal apresente alto nível de confiabilidade e inteligência de validação, para evitar vazamento de dados sigilosos e inconformidades na hora de entregar as informações ao Fisco.
  • Retrabalho: ao utilizar diferentes ferramentas, muitas empresas acabam sobrecarregando seus colaboradores que, muitas vezes, precisam realizar as mesmas tarefas em aplicações diferentes. Por isso, é fundamental contar com uma solução única que ofereça integração total com o seu sistema ERP EBS.

Qual a solução?

Para aproveitar todas as vantagens do Oracle EBS e, ao mesmo tempo, atender todas as exigências da localização fiscal brasileira, é preciso contar com uma ferramenta adicional.

Nesse caso, faz total sentido implementar uma solução fiscal nativa e inovadora, desenvolvida por especialistas que entendam o complexo sistema brasileiro e as necessidades específicas de sua empresa.

Além disso, também é fundamental garantir a integração entre o Oracle EBS e sua solução fiscal local. Assim, além de ser possível automatizar processos, sua empresa evita retrabalhos e garantir a integridade das informações, dentre outros benefícios.

Por onde começar?

Como você pode perceber, para superar os desafios e contar uma solução sob medida para o seu negócio, é necessário o envolvimento de profissionais de diferentes frentes.

Isto é, você precisa de profissionais com conhecimento de TI, em especial do funcionamento lógico do Oracle EBS, bem como de especialistas na área fiscal.

Caso contrário, sua empresa poderá enfrentar uma série de problemas, como inconsistência de dados, apurações de impostos erradas, declarações incompletas, etc.

Isso, dentre outras coisas, pode resultar em severas multas, grande retrabalho e levar a decisões gerenciais equivocadas.

Logo, a melhor saída é contar com o auxílio de empresas especializadas em soluções fiscais que sejam 100% cloud e que possuam experiência em promover a integração de seus produtos e serviços, especialmente, com o Oracle EBS.

Assim, sua empresa garante a conformidade de obrigações fiscais e podem aproveitar ao máximo todos os recursos do sistema ERP Oracle EBS.

Além disso, ao garantir a integração total com o Oracle EBS, sua empresa pode contar com a automação de processos. Dessa forma, elimina-se uma série de trabalhos manuais, resultando em aumento de produtividade e redução de custos.

Quais as vantagens de contar com uma solução fiscal especialista para o Fiscal e TI da sua empresa?

A área fiscal sabe bem que não basta apenas armazenar e declarar as informações no período correto, não é mesmo? Assim, é preciso ter atenção às alterações fiscais brasileiras. É por esse motivo que uma solução fiscal especialista impacta bastante o departamento Fiscal. Com ela, há uma centralização das informações e maior organização na hora do repasse para os órgãos responsáveis.

Além disso, como já explicado, as atualizações em relação à localização fiscal acontecem automaticamente. Ou seja, é o fim da insegurança nas tomadas de decisões e das dores de cabeça por causa de inconformidades fiscais e possíveis multas.

Impacto do setor de TI

Esse cenário de estabilidade também impacta positivamente a área de TI. Com a solução especialista 100% em cloud, integrada ao seu ERP Oracle EBS, correspondendo a todas as necessidades do negócio e sendo bem gerida pela equipe do setor Fiscal, os técnicos do TI têm uma jornada mais tranquila.

Ou seja, o setor de TI é impactado, principalmente, pela questão das atualizações automáticas e diminuição das demandas da área fiscal. Assim, com uma solução fiscal cloud especialista, que conta com inteligência nativa, os técnicos de TI não precisarão mais realizar alterações ou buscar atualizações para o Oracle EBS, a fim de garantir a conformidade fiscal.

Consequentemente, o profissional ganha autonomia para trabalhar em tarefas realmente estratégicas para a sua empresa.

Aproveite a oportunidade e acesse nossa planilha para descobrir quais são os principais itens com os quais você deve se preocupar na hora de optar por uma Solução Fiscal especialista complementar ao seu ERP.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu