EFD-Reinf:

O segundo semestre de 2021 se aproxima e, com ele, também vai se estreitando o prazo para a entrega de obrigatoriedades fiscais como o EFD-Reinf. Uma obrigação importante, mas que ainda causa dores de cabeça em muitos gestores.

Uma das principais razões para tantas preocupações, sem dúvida, são as mudanças anuais que ocorrem no EFD-Reinf por parte do governo. Em 2021, por exemplo, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais passa a utilizar o leiaute 1.5.1, que, entre outras coisas, traz a inclusão do evento R2055 – Aquisição de Produção Rural.

Para os usuários o Oracle EBS a preocupação é ainda maior, pois muitos simplesmente não sabem como resolver as limitações do software em relação à conformidade com o EDF-Reinf.

Se este é o seu caso, não se preocupe. Neste artigo vamos falar sobre esses desafios e explicar como o seu setor fiscal pode superá-los. Boa leitura!

O que é Inteligência fiscal?

De forma prática, a Inteligência fiscal é a funcionalidade que alivia as suas dores de cabeça em relação à conformidade com obrigatoriedades tributárias. Com ela, todo software consegue se adaptar automaticamente às alterações providas nas plataformas do governo.

Ou seja, a Inteligência Fiscal entrega a conformidade completa para o seu software, possibilitando que ele se adapte à dinâmica do mercado fiscal, evitando multas e atrasos em razão de inconsistências.

Quais os desafios para usuário de Oracle EBS na entrega EFD-Reinf?

O Oracle EBS é um dos principais softwares da fabricante Oracle, capaz de solucionar e otimizar diversos processos dentro de uma empresa. Uma tecnologia de alto padrão que vale a pena contar no seu negócio.

Porém, isso não impede que o Oracle EBS apresente limitações, principalmente no que diz respeito à questão fiscal – onde se concentram os grandes desafios.

Por ser um ERP de classe global, o Oracle EBS não conta com a inteligência fiscal e não se adapta por completo com legislações fiscais específicas. Dessa forma, por exemplo, ele não é capaz de acompanhar as mudanças do EDF-Reinf automaticamente.

Em outras palavras: mesmo fazendo a sua parte, o setor fiscal não é capaz de se adequar ao EDF-Reinf e cumprir com todas as obrigatoriedades. Com isso, a sua empresa começa a correr riscos de atrasos e erros nas entregas, o que pode trazer consequências negativas para o negócio.

Quais os desafios para o gestor fiscal?

Com dificuldades na validação das informações enviadas na entrega do EDF-Reinf, o caminho que muitos gestores fiscais que contam com um Oracle EBS encontram é investir em uma customização ou na aquisição de um Oracle mais atualizado.

Em ambos os casos, eles precisam enfrentar não só o desafio fiscal, mas também o desafio financeiro. Softwares Oracle não são investimentos de baixo custo, e para customizá-los o gasto pode ser ainda maior. E sempre tem o risco de que a ferramenta não alcance por completo a conformidade desejada.

Para superar os obstáculos de vez e não cair na armadilha de investimento com baixo retorno, a saída ideal é investir em uma solução com inteligência fiscal, um software especialista que complemente o seu Oracle EBS e o torne capaz de atender a todas as demandas do EDF-Reinf, como também de outras obrigatoriedades do calendário fiscal.

Com uma solução especialista integrada, o seu software não se limitará a validar só o leiaute da obrigação, ele conseguirá fazer a validação de todas as informações na entrega e se manterá atualizado graças à tecnologia cloud da solução fiscal.

Quais os desafios para o gestor de TI?

Os principais desafios do gestor de TI é formar uma parceria sólida com o gestor Fiscal, entender por completo as dificuldades do setor tributário e encontrar a melhor solução especialista para solucioná-los.

Tendo em vista que a equipe de Fiscal não conta com expertise tecnológica, cabe ao TI apontar uma solução do nível do produto desenvolvido pela Compliance, com inteligência fiscal, 100% Web e que vai além da mensageria.

Enfim, não deixe que o desafio fiscal seja um problema no bom uso do seu Oracle EBS. Com a integração de uma solução especialista, o seu software global contará com todas as funcionalidades que precisa para atender as demandas do EFD-Reinf e quaisquer outras obrigações tributárias.

Continue no nosso blog e confira agora os prazos para a entrega do EFD-Reinf 2021.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu