Como um dos líderes mundiais do mercado de software, os ERPs da Oracle: Oracle ERP Cloud, Oracle E-Business Suíte (EBS), Oracle JD Edwards (JDE) e Oracle Peoplesoft são utilizados por empresas de diferentes tamanhos e segmentos ao redor do globo. Sendo um sistema de gestão empresarial de classe mundial, ele oferece uma grande quantidade de benefícios aos seus usuários.

Porém, se tratando de Brasil e da questão fiscal, os ERPs da Oracle apresentam limitações que podem trazer dificuldades para muitas empresas. Essa é a “dor” que todo gestor fiscal sente quando precisa garantir a conformidade com a legislação tributária nacional e esbarra nas limitações de um software global.

A boa notícia é que esses problemas podem ser solucionados sem a necessidade de investimento em um novo ERP ou de customizações ou remodelações custosas. Uma solução fiscal especialista em cloud e integrada ao seu Oracle ERP é o suficiente para resolver os contratempos.

Quer entender mais sobre como uma solução fiscal clou pode poupar tempo e dinheiro da sua empresa sem diminuir o desempenho do seu Oracle ERP? Então, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto. Boa leitura!

Quais os principais desafios de gerenciar o Oracle ERP Cloud, Oracle EBS, Oracle JDE ou Oracle Peoplesoft?

A Oracle vem trabalhando e desenvolvendo cada vez mais softwares robustos e de primeira linha para atender usuários de diferentes perfis. O Oracle ERP Cloud é um bom exemplo dessa evolução vinda dos demais ERPs da marca. A ferramenta conta com o nível de qualidade já conhecido da marca e aperfeiçoada com a tecnologia em nuvem.

Ao utilizar um ERP da Oracle o usuário consegue trazer alta produtividade para a sua empresa, fazendo com que setores que trabalhavam com softwares isolados passem a compartilhar da mesma plataforma.

Uma vantagem que resulta em integração, aperfeiçoamento da comunicação e otimização das atividades. Além é claro da acessibilidade consequente da Cloud Computing, que permite acesso de qualquer hora e de qualquer hora aos profissionais responsáveis.

ERP Oracle

De fato, não há como questionar os benefícios de um dos ERPs da Oracle. Porém, quando chegamos à parte fiscal, os desafios começam a surgir.

Assim, empresas que precisam se adequar e cumprir as obrigatoriedades tributárias não conseguem garantir conformidade fiscal e reduzir o custo da carga tributária só utilizando apenas o ERP Oracle.

Isso porque a legislação brasileira é realmente complexa e um sistema de gestão empresarial de padrão global nem sempre conta com as funcionalidades e a velocidade para se adequar às exigências fiscais de alguns segmentos.

Os impactos da Localização Fiscal Brasileira

Sem a localização fiscal que garanta uma conformidade completa, por exemplo, surge um novo desafio para os gestores de TI e Fiscal: acompanhar a dinâmica do nosso mercado, evitar as multas e atrasos em razão dessa inconsistência. Tendo em vista que um software é essencial para o cumprimento de algumas etapas, vencer esse desafio se torna praticamente impossível.

Por fim, entra a redução de custos. Com a dificuldade dos ERPs da Oracle acompanharem e manterem a conformidade fiscal, a saída seria fazer uma customização. Porém, são medidas que levam tempo e consomem investimentos e dificultam atualizações futuras, que as empresas nem sempre estão tão dispostas a fazer.

A boa notícia é que todos esses desafios podem ser superados com a utilização de uma solução fiscal cloud. E é exatamente isso que veremos no próximo tópico.

Como superar os desafios da inconformidade do seu ERP?

Analisando todas as vantagens que um ERP Oracle traz para a sua empresa, é fácil concluir que nenhum gestor quer abrir mão da sua ferramenta. Além do investimento financeiro em si, um software de alto padrão é realmente algo que agrega valor ao negócio.

Mas, como dissemos, para superar todos os desafios da questão fiscal você não precisa abrir mão do seu Oracle ERP e nem realizar investimentos exorbitantes. Uma solução especialista é capaz de resolver todas as suas dores.

Claro que estamos falando de uma Solução Fiscal 100% Cloud de verdade, que oferece implantação rápida e econômica. Assim, dispensando o investimento em infraestrutura e permitindo integração FDC e FDG com o seu Oracle ERP Cloud.

Integração FDC e FDG

Na prática, ao utilizar os módulos FDC e FDG, o gestor de TI diminui o esforço de integração e da empresa não conseguir atender algum cenário fiscal específico, tanto em relação à entrada de documentos quanto para emissão de notas fiscais. Com isso, ele não só garante maior eficiência por parte da sua equipe, como também facilita a rotina de trabalho dos setores que lidam diretamente com as questões fiscais, tais como:

  • Financeiro;
  • Tributário;
  • Contábil;
  • Fiscal.

Ao mesmo tempo, a área fiscal minimiza drasticamente as chances de erros nos processos. Assim, operando em conformidade com as informações e exigências dos órgãos fiscalizadores. Em longo prazo os benefícios são numerosos, como:

  • diminuição da taxa de retrabalhos;
  • otimização de tempo;
  • redução de custos.

Como mostramos acima, uma boa solução fiscal promove total conformidade com a localização fiscal da sua empresa e que se atualiza automaticamente a cada nova mudança na legislação tributária brasileira. E se tratando de Oracle, a solução se integra aos principais sistemas de gestão da marca, tais como:

  • Oracle E-Business Suite (certificação OVI);
  • Oracle JD Edwards;
  • Oracle PeopleSoft;
  • Oracle ERP Cloud (FDC/ FDG).

Quais os impactos para os setores de TI e Fiscal?

Contar com uma solução fiscal que se integra perfeitamente aos ERPs da Oracle é algo completamente benéfico para o setor fiscal. A partir da implementação, as equipes passam a contar com informações compartilhadas e validadas de forma simultânea.

Com uma conformidade fiscal completa, que torna quase nula a chance de atrasos na prestação de contas ou no pagamento de impostos. Ou seja, em termos de cumprimento das obrigatoriedades, o setor fiscal passa a trabalhar em excelência.

Já o setor de TI é impactado principalmente pela questão das atualizações automáticas e diminuição das demandas da área fiscal. Com uma solução fiscal cloud especialista que conta com inteligência nativa, os técnicos de TI não precisam mais se preocupar em realizar modificações ou buscar atualizações para o ERP global a fim de garantir a conformidade fiscal e o usuário ganha autonomia para trabalhar.

O seu Oracle ERP deve ser um sistema de gestão capaz de otimizar o trabalho de todos os setores. E com a participação de uma solução fiscal especialista cloud e com inteligência fiscal nativa você consegue ter esse resultado. A alta performance está ao alcance da sua empresa!

Acesse e conheça os casos de sucesso de empresas que integraram a solução fiscal especialista aos seus sistemas de gestão! E não deixe de baixar gratuitamente o nosso infográfico sobre localização fiscal! Clique no banner abaixo:

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu