ERP SAP

As tecnologias de Inteligência Artificial e de Automação de Processos Robóticos (RPA, na sigla em inglês) têm sido altamente instrumentais na otimização e simplificação das operações do ERP SAP. De fato, elas potencializam os benefícios de sistemas integrados de gestão empresarial. Dessa forma, tornando-os mais responsivos e preparados para executar diversas tarefas automaticamente.

Em outras palavras, essas tecnologias desbloqueiam uma série de possibilidades e vantagens do ERP SAP. Assim, possibilitando uma maior adequação às necessidades de cada empresa e, ao mesmo tempo, otimizando o tempo e a produtividade das equipes de trabalho.

Da mesma forma que o IA e a RPA agregam mais valor ao SAP, uma solução fiscal especialista potencializa as vantagens de um ERP de classe mundial. Por quê? Isso você descobre a seguir!

Como a IA e a RPA agregam valor ao ERP SAP?

Nos últimos anos, a SAP utilizou a IA e o RPA para otimizar sua ferramenta de gestão e fornecer integração e automatização como nunca antes.

Utilizando essas tecnologias, a empresa conseguiu melhorar a eficácia e precisão do ERP SAP. Com isso, as organizações que utilizam essa ferramenta passou a ter ganhos significativos na execução de tarefas e processos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos.

De forma resumida, a RPA é usada para agilizar e simplificar tarefas repetitivas e rotineiras do SAP.

Com base nas regras configuradas na RPA, o “bot” faz login em seu ERP SAP e executa processos baseados em regras, extrai e coleta dados, se comunica com aplicativos e dispositivos, etc.

RPA é um tipo de tecnologia de IA

Vale lembrar que a RPA é uma tipo de tecnologia de Inteligência Artificial, que direciona conexões e automatiza cliques em aplicativos de software sem a necessidade de os desenvolvedores escreverem códigos ou criarem interfaces para o sistema back-end. 

Ou seja, os “bots” criam soluções para o seu ERP SAP e automatizam centenas de ferramentas pré-construídas para conexões rápidas, sem a necessidade de instalar nada na ferramenta de gestão ou de qualquer desenvolvimento ou alteração.

Uma vez programados, os “bots” podem executar uma série de tarefas, como monitorar e-mails, executar processos de upload ou download, interagir com aplicativos de terceiros, fornecer análises para melhorias contínuas e muito mais.

A integração das tecnologias IA e RPA ao ERP SAP possibilita, dentre outras coisas:

  • Reduzir significativamente o volume de atividades repetitivas e manuais;
  • Implementar rotinas de melhoria contínua;
  • Otimizar a produtividade de sua equipe;
  • Reduzir custos.

Como uma solução fiscal otimiza os benefícios de um ERP de classe mundial?

ERPs de classe mundial são soluções desenvolvidas para serem utilizadas por empresas de diferentes tamanhos e setores em todo o mundo, como o ERP SAP.

Logo, eles possuem uma abordagem focada em aspectos mais globais de gestão e, por default, não contemplam características locais de cada país, como as questões tributárias.

O sistema tributário brasileiro, por exemplo, é altamente complexo, uma vez que envolve uma série de tributos federais, estaduais e municipais, com diferentes alíquotas e fatos geradores. Logo, torna-se muito difícil para os ERPs de classe mundial abarcar todas as peculiaridades de cada negócio.

Por isso, é essencial que as empresas adotem soluções adicionais, que sejam capazes de integrar com o ERP e, assim, adicionar novas funcionalidades e recursos de otimização e simplificação das operações empresariais.

Uma solução fiscal especialista, além de preencher as lacunas deixadas por um ERP de classe mundial no que diz respeito ao cálculo de tributos e cumprimento das obrigações acessórias, também contribui para a automatização de processos e integridade das informações, tal qual a IA e a RPA.

Por exemplo, com uma solução fiscal especialista, sua empresa pode automatizar os processos de input de notas fiscais, conferindo maior agilidade e confiabilidade ao processo.

De forma prática, considerando a utilização do ERP SAP, sua empresa pode, por exemplo, eliminar as complicações de recebimento notas do SAP Migo e Miro, ao utilizar uma solução fiscal de qualidade, visto que ela permite:

  • integrar com outros softwares e capturar automaticamente arquivos XMLs;
  • validar DANFEs diretamente no SEFAZ;
  • automatizar as verificações do Miro.

Quais os benefícios de uma solução fiscal especialista?

De fato, o maior benefício de uma solução fiscal especialista é contemplar os aspectos locais, que não são inteiramente cobertos pelos ERPs de classe mundial.

No entanto, existe uma série de outras vantagens, que influenciam diretamente na conformidade, produtividade, no custo e nos riscos operacionais, uma vez que elas também podem incorporar as tecnologias IA e RPA para automatizar tarefas.

Com uma solução fiscal especialista de ponta, sua empresa passa a contar com:

  • Automatização de operações de entrada e saída de notas eletrônicas;
  • Eliminação de erros e riscos através de validações em tempo real;
  • Redução de custos com consultorias e customização de seu ERP;
  • Automatização do cálculo de tributos, taxas e contribuições;
  • Validação e  geração de seus arquivos SPED;
  • Integração em tempo real ao seu ERP; etc.

Todas essas vantagens reduzem e simplificam significativamente as atividades do gestor de TI, visto que ele não precisa mais se preocupar em realizar em customizações do ERP ou buscar meios de integrar um série de outras aplicações para atender às necessidades do departamento fiscal. 

Já o gestor fiscal, passa a contar com uma ferramenta avançada que simplifica as atividades de cálculo de impostos e de confecção e validação das obrigações tributárias, como o SPED.

    Ou seja, com uma solução fiscal de qualidade, sua empresa pode eliminar uma série de atividades manuais, otimizar a produtividade de suas equipes e ajudar a reduzir custos, tal qual a IA e a RPA.

    Agora você já sabe um pouco mais sobre como a IA e a RPA otimizam o ERP SAP e como uma solução fiscal pode incorporar benefícios semelhantes a um ERP de classe mundial.

    Clique aqui e tenha acesso a uma planilha com os itens mais importantes que você precisa avaliar na hora de contratar uma solução fiscal!

    Please follow and like us:
    error

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.

    Menu