gestao_sst

A indústria 4.0 já é uma realidade, com a tecnologia sendo primordial para a execução de inúmeros processos dentro de uma empresa. E como não poderia ser diferente, a gestão SST também está sendo impactada por essa grande evolução tecnológica.

A verdade é que o mercado em si, já não comporta operações que antes eram realizadas manualmente, como, por exemplo, marcação de ponto dos funcionários ou informações sobre a Saúde e Segurança do Trabalho, e exige das empresas uma modernização urgente.

Para empresários e gestores, a pergunta que fica é: a sua gestão SST está preparada para a indústria 4.0? O que fazer para se adaptar? Para entender mais, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

Como a tecnologia influencia a gestão SST da sua empresa?

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes no mercado, não só dentro das empresas, mas também em estratégias do governo e dos órgãos fiscalizadores. Para se ter uma ideia, atualmente, há toda uma iniciativa por parte do governo para modernizar suas plataformas de envio e recebimento de informações em relação à saúde dos trabalhadores.

Para que a sua gestão SST se mantenha em dia dentro de um cenário 4.0, é preciso contar com soluções modernas que não só atendam exigências atuais do governo, mas também se atualizem de maneira automática.

Não há mais como dizer que a tecnologia só influencia a gestão SST. O correto é falarmos que a tecnologia faz parte da gestão de Saúde e Segurança do trabalhador e de qualquer outra área dentro das empresas.

Qualquer gestor que ainda não entendeu essa realidade tende a passar por dificuldades em um curto período de tempo.

Como o seu DP pode se preparar para uma gestão SST dentro da indústria 4.0?

A boa notícia para você que não se preparou para essa realidade tecnológica é que ainda dá tempo de evitar problemas e garantir uma boa gestão SST no mercado atual.

Logicamente, o caminho mais correto é abraçar de vez a tecnologia na sua gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. Mas, não com inovações aleatórias e que não trazem valor real para o seu Departamento Pessoal.

É preciso contar com uma solução 100% web, que se integre facilmente com qualquer sistema origem, seja totalmente orientada ao projeto do eSocial e conte com serviço de mensageria.

O software adotado para a gestão SST precisa ser capaz de gerenciar e armazenar documentos como exames, atestados e comprovantes de entrega de EPI. E, claro, oferecer diversos relatórios sobre fatores importantes para a saúde e segurança do trabalho, tais como:

  • vencimento de treinamentos;
  • controle de equipamentos;
  • validade do EPI e do CA;
  • emissão de ASO;
  • PCMSO;
  • PPRA;
  • PPP.

Como uma gestão SST tecnológica impacta o TI?

Um dos setores mais impactados por um DP mais inovador é justamente o TI, a área responsável por cuidar da tecnologia da sua empresa.

Basicamente, com o DP utilizando uma solução completa para cuidar de questões relacionadas à saúde dos colaboradores, o TI não precisa ficar buscando formas de facilitar esse mesmo serviço. Sem uma solução especialista, fica a cargo do TI criar ou encontrar ferramentas que garantam conformidade e eficiência na gestão SST.

O resultado é que, sem um TI preso em solucionar as dores do Departamento Pessoal, você tem o setor livre para otimizar o trabalho de outras áreas e também participar de ações da empresa de maneira mais estratégica.

Enfim, para uma boa gestão SST na indústria 4.0 você precisa estar adaptado às novas demandas.

O próprio governo já está mostrando o “caminho das pedras”, exigindo que a sua empresa repasse informações sobre a saúde e segurando dos colaboradores de maneira digital e sem nenhum tipo de erro. Ou seja, para se manter em conformidade, é preciso se atualizar.

Gostou do artigo? Quer contar com uma ferramenta completa na sua gestão SST? Então acesse e faça um teste com a nossa solução.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu