gatua

Atualmente, o Brasil se destaca como o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Parte desse sucesso se dá por meio de iniciativas como o GATUA (Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia), que visa congregar as áreas de Tecnologia da Informação dos produtores brasileiros.

Apesar de alguns anos de recessão vivenciados pelos setor, a transformação digital no país é um dos fatores que tem impulsionado o agronegócio e proporcionado novas oportunidades para essa indústria, tanto no Brasil, quanto lá fora.

<<<Confira, neste infográfico, como a tecnologia está transformando as áreas de TI, Fiscal e RH das empresas!

Portanto, para saber mais sobre o GATUA e a sua atuação no ecossistema açucareiro, continue a leitura do artigo de hoje. Acompanhe.

Afinal, o que é o GATUA?

A sigla GATUA (Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia), reúne estrategicamente usinas associadas, bem como empresas usuárias de soluções de TI, mesmo que elas atuem em outros segmentos.

Sua reputação já é bastante consistente, tanto é que o grupo até criou um selo de qualidade que identifica as empresas que estão prontas para enfrentar os novos desafios do mercado. Assim, garantindo aos compradores das usinas que eles recebam sempre os melhores produtos e serviços.

Além disso, todos os anos, o grupo realiza encontros para discutir novas tendências tecnológicas, serviços e soluções de TI e para atender a demanda do setor sucroenergético. Nesses encontros, são realizadas diversas atividades, como palestras, seminários e demonstrações para promover o compartilhamento de conhecimentos e informações.

O evento também é uma oportunidade para as indústrias trocarem experiências com outros players e ficarem por dentro de novas ideias. O objetivo é reunir o maior número possível de participantes para tornar o encontro mais proveitoso entre as partes.

Hoje em dia, as leis e as tecnologias estão se tornando cada vez mais entrelaçadas e coorientadas e muitos empresários não sabem como ou não conseguem tempo em suas agendas regulares para se manterem atualizados. A verdade é que ficar por dentro das novidades pode ajudar a evitar dores de cabeça e a economizar muito dinheiro no longo prazo.

Portanto, se você nunca esteve em uma conferência técnica do tipo, pode estar perdendo a conversa mais importante que teria no ano todo. Durante o evento, palestras e outras ações ajudam no compartilhamento de novas estratégias e metodologias para os produtores de usinas, que talvez você nunca tenha ouvido falar em outro lugar e que podem ser o caminho necessário para mudar ou melhorar os rumos de seu negócio.

Como será o próximo congresso do GATUA?

Devido ao cenário atual que estamos vivendo, em 2020, a 16ª edição do Congresso GATUA foi adiada do mês de março para 6 de novembro e terá como tema principal: Convergência Digital no Agronegócio.

Na ocasião, serão realizados três Painéis Temáticos (Agrícola, Indústria e Administração) com empresas debatedoras e a participação dos congressistas, com intermediação de mediadores previamente escolhidos. Além disso, será realizada uma Feira de Tecnologia, com a presença das empresas expositoras.

A participação Compliance Fiscal e Capital Humano

A Compliance Fiscal e Capital Humano, pelo segundo ano consecutivo como uma das patrocinadoras do evento, irá participar de um painel administrativo, que deve abordar temas como gestão fiscal, tributária e de capital humano, incluindo os desafios da Folha de Pagamento, Ponto Eletrônico, SESMT e eSocial, para o agronegócio.

E levantar questões como essas se torna crucial, pois, cada vez mais, esse setor produtivo tem utilizado sistemas de ERP de classe mundial, como SAP, Oracle e Infor, que sofrem com o processo de localização Brasil, bem como sistemas legados, o que demonstra que os departamentos de TI, Fiscal e o RH desses negócios fazem parte fundamental das ações da empresa em sua jornada para o sucesso.

<<<Entenda melhor, neste INFOGRÁFICO, sobre o Oracle ERP Cloud e os desafios da Localização Fiscal Brasil!

O uso de dados pode ajudar nos planejamentos futuros, que podem ser usados para analisar o comportamento, as reações, as preferências e as expectativas dos clientes, os quais constituem um feedback importante para melhorar a atuação do setor e fornecer insights de novas propostas e mudanças necessárias.

Essa perspectiva pode ajudá-lo a avaliar os pontos fortes e fracos do seu negócio e fornece uma melhor noção de qual posição você ocuparia em um mercado maior.

Dessa forma, qualquer conferência que agregue valor tecnológico à indústria, como os realizados pelo GATUA, é bem-vinda no sentido de que qualquer nova tecnologia, solução ou insight tem o poder de ajudar a tornar o setor de cana-de-açúcar, etanol e energia mais produtivo e competitivo.

GATUA convida Compliance para webinars sobre temas relevantes

O grupo GATUA convidou a Compliance Fiscal e HCM para realizar uma demonstração do que a empresa apresentará em sua próxima participação no congresso.

Clique nas imagens abaixo e acesse cada uma das sequências de webinars. Não perca! 

1.Controladoria e Financeiro: assuntos relacionados à recuperação de crédito

 

2.Recursos Humanos: transformação digital no RH e DP. Sua empresa preparada para as mudanças!

 

3.Processos Fiscais: temas relacionados às vantagens da automação de documentos fiscais


 

Assim como os membros do Gatua, você tem interesse em utilizar recursos para o seu negócio se tornar mais competitivo? Para ajudá-lo nisso, confira nosso outro artigo explicando que solução fiscal não é tudo igual.

Acompanhe também as novidades da16ª edição do Congresso GATUA!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu