modelo SaaS

O modelo SaaS não chega a ser uma novidade dentro do mercado, mas, agora, principalmente por conta da sua economia, é cada vez maior o número de gestores que abraçam a estratégia em sua empresa.

Embora a redução de custos seja uma das vantagens mais expressivas, o modelo SaaS oferece ainda uma gama de benefícios, principalmente, para setores mais burocráticos como o Departamento Pessoal.

Se você é um gestor de DP e ainda não conta com um software de folha de pagamento no modelo SaaS, continue lendo e entenda como essa tecnologia pode transformar de vez a produtividade da sua equipe.

Boa leitura!

O que é o modelo SaaS?

Em tradução livre, SaaS significa “Software como Serviço”. Ou seja, a utilização de um sistema sem elementos físicos, apenas com uma conexão digital. E mesmo a tradução não apontando diretamente, o modelo SaaS também está ligado ao acesso em nuvem.

Quando você utiliza um software de folha pagamento no modelo SaaS, ele funciona dentro do mesmo modus operandi que as outras ferramentas SaaS, mas com funções e diferenciais próprios.

O grande diferencial está no fornecedor do serviço SaaS. Quanto mais know how e conhecimento de mercado do fabricante, mais qualificado tende a ser o serviço para a sua empresa.

Qual a diferença entre o modelo SaaS e on-Premises?

Como dissemos, o modelo SaaS não só possibilita o acesso de forma completamente digital, como também faz essa conexão pela nuvem (internet). Porém, também existe o modelo on- Premises, que igualmente dispensa o uso de hardwares, mas funciona de forma diferente.

Basicamente, no on-Premises o software é instalado nos servidores locais da sua empresa, sendo um produto gerido internamente. Neste caso, o setor de TI fica responsável por cuidar da instalação, treinamento de pessoal e manutenção do software.

Já no SaaS a situação muda de figura, o serviço é contratado funciona em nuvem, com servidor on-line e atualizações acontecendo de forma automática. O seu TI até entra como suporte adicional para a sua equipe interna, mas não é o responsável pela manutenção do serviço.

Por que ter um software folha de pagamento em modelo SaaS?

Entendendo como funciona o sistema SaaS fica mais fácil perceber o quanto é interessante para a sua empresa contar com um software de folha de pagamento nesse estilo.

Basicamente, toda rotina do seu setor passa a funcionar de maneira on-line: do recrutamento até o pagamento, de forma totalmente integrada. Ainda é possível adicionar módulos específicos para gerenciar e executar os processos mais burocráticos, por exemplo:

  • Programa de Participação nos Resultado;
  • Medicina e Segurança do Trabalho;
  • Assistência Social e Benefícios;
  • Ponto Eletrônico;
  • Esocial.

Quais os benefícios para o gerente de DP?

Imagine você, gestor de Departamento Pessoal, conseguir acessar dados referentes ao seu setor de qualquer lugar do mundo. Sim, de qualquer lugar, bastante ter uma conexão com a internet. É uma mudança completa de realidade, não é mesmo?

É esse tipo de vantagem que um software de folha de pagamento com sistema SaaS proporciona para o seu departamento. Mas não só isso, um sistema em nuvem também reduz os custos de estrutura, pois funciona de forma on-line sem a necessidade de periféricos.

Além disso, com a integração possibilitada pela ferramenta, você tem os dados mais importantes do setor “conversando” entre si. Por exemplo, as informações sobre a saúde do trabalhador podem ser rapidamente recolhidas para envios ao eSocial etc.

Não há mais riscos de duplicidade de dados ou perdas de tempo na realização de processos manuais. É praticamente o fim nos processos mais burocráticos e importantes do DP.

Quais as vantagens para a TI?

Como mostrando ao longo do texto, com um sistema SaaS de folha de pagamento o seu setor técnico não fica mais “preso” a manutenções ou atualizações do software. Todos esses processos acontecem automaticamente, contando ainda com o suporte do fornecedor do serviço.

O único momento em que o TI deve assumir o papel de protagonista é na hora de escolher o melhor fornecedor SaaS. Com o conhecimento do gestor, ele se torna o mais capacitado para as decisões que envolvem tecnologia.

Enfim, uma folha de pagamento em sistema SaaS é tudo o que você precisa para otimizar o seu Departamento Pessoal. Afinal, ficar preso ao trabalho presencial já não combina com as novas exigências do mercado, é preciso acompanhar a evolução tecnológica.

Acesse e conheça uma solução de folha de pagamento completa e 100% on-line para o seu DP.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu