FCI_solucao_fiscal_compliance

O preenchimento da FCI é essencial para toda empresa que trabalha com grande volume de insumos importados com o objetivo de industrialização e revenda. A ficha é o melhor caminho para o negócio não tenha nenhum problema com as leis vigentes.

Porém, o preenchimento e repasse de informações da FCI envolve a realização de cálculos bastante complexos e isso é justamente a grande preocupação de muitos gestores.

Consequentemente, sem uma solução fiscal especialista, esses cálculos precisam ser feitos de maneira manual e por etapas, o que resulta em erros e retrabalhos.

A boa notícia é que essa dificuldade pode ser superada facilmente. Com a ajuda de uma solução fiscal completa é possível automatizar todo o processo de cálculo, preenchimento e envio de informações da FCI. Quer entender mais? Confira a nossa postagem.

Boa leitura!

O que é a FCI e como funciona?

A Ficha de conteúdo de Importação foi criada para manter o controle de produtos ou insumos importados que tenham como destino a industrialização e a revenda – ainda que passem primeiro por processos como acondicionamento, remanufaturamento, montagem etc.

O processo de preenchimento da FCI ocorre sempre antes da emissão da NF do produto final, sendo repassados dados como:

  • valor da parcela importada;
  • descrição da mercadoria;
  • unidade de medida.

Sempre que ocorrer mudança no percentual de importação do produto, é necessário que a empresa faça uma atualização de informações junto à SEFAZ local.

Qual é a principal dificuldade das empresas?

Em teoria, o preenchimento e repasse de informações da FCI é algo simples. No entanto, na prática, muitas empresas encontram dificuldades por causa do cálculo.

Ou seja, como o limite de importação que cada produto de conter é de 40% do total, normalmente há um entrave na hora de fazer os cálculos corretos.

Essa dificuldade não resulta apenas em um repasse equivocado de informações, mas também em atrasos de outros processos. Isso porque a equipe fiscal acaba sendo obrigada a realizar os cálculos de forma manual ou de maneira gradativa.

No fim, ainda há o risco de erros e inconformidades com a plataforma no governo, causando mais retrabalhos e dificuldades.

Como uma solução fiscal especialista pode ajudar?

A boa notícia para as empresas que os problemas com os cálculos e envio de informações da FCI podem ser resolvidos com a implementação de uma solução fiscal especialista.

Em suma, para que a rotina da FCI seja cumprida sem retrabalhos ou risco de não conformidades e possíveis multas, é indispensável contar uma solução fiscal especialista com base de dados unificada, sistemas integrados de gestão, entre outros. 

Por exemplo, o software da Compliance Soluções, maior referência de softwares fiscais do Brasil, conta com um módulo FCI exclusivo, customizado e automatizado para cálculo, com transmissão do arquivo da FCI com gestão dos números e automatização do número na emissão da NF-e.

Além de tudo é o sistema é integrado em uma mesma base de dados, o que evita erros humanos e a chance de a sua empresa cair em não conformidades exigidas pelos órgãos do governo.

Qual o impacto de uma solução especialista para o seu setor Fiscal e de TI?

Como dito, ainda há muitas equipes fiscais que se veem em apuros quando o assunto é a FCI. E isso acontece principalmente porque não há um compartilhamento correto de informações. Assim, permitindo os profissionais um trabalho de forma paralela e com maior risco de falhas.

Uma solução fiscal especialista transforma completamente o trabalho do seu setor fiscal, pois funciona com integração de todos os dados da empresa, sendo responsável pelas operações diárias e possibilitando um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

Na prática, ela traz mais agilidade e automatização na classificação tributária, além de total suporte no atendimento da legislação fiscal.

Com um trabalho em excelência sendo desenvolvido a FCI pode até ser utilizada estrategicamente pela sua empresa, sendo um ótimo KPI da carga tributária. Dessa forma, contribuindo para uma gestão mais eficaz dos tributos e para o aumento da competitividade no mercado.

O impacto na TI

Esse equilíbrio também impacta positivamente o setor de TI, pois a rotina passa a ser menos cansativa. Com uma solução fiscal completa e que atualiza automaticamente sempre que necessário, não há mais perda de tempo em incoerências do software ou em procuras por atualizações que nem sempre são simples de encontrar.

Enfim, mesmo sendo lançada em 2013,  a FCI ainda traz muita dor de cabeça para algumas empresas. E como se trata de um cumprimento obrigatório, não há como agir com negligência. Por isso, a adoção de uma solução especialista se faz completamente necessária, pois ela evita erros desde a emissão da nota até o preenchimento da FCI. Ou seja, eliminando a dificuldade no momento do cálculo.

Gostou deste artigo sobre a importância de uma solução fiscal especialista no cálculo da FCI? Entre em contato e saiba como a Compliance Soluções pode ajudar a sua empresa!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu