Eventos de SST no eSocial

Os eventos de SST no eSocial enfim se aproximam para a declaração por parte do 1° grupo. E desde que o novo leiaute foi criado, as empresas tiveram tempo para se preparar e repassar as informações de maneira correta.

O prazo para os participantes do grupo se inicia em junho, e aqueles que inovaram de maneira prévia tendem a cumprir com a obrigatoriedade sem grandes dificuldades. Mas, antes disso, em maio, os participantes do grupo 3 precisam repassar as informações sobre os eventos periódicos.

Quer saber mais? Continue lendo e entenda mais sobre os próximos eventos de SST no eSocial e saiba como cumpri-los sem trazer impactos negativos para o seu Departamento Pessoal.

Boa leitura!

O que são os eventos periódicos no eSocial?

Com a próxima entrega para o 3° grupo no dia 10 de maio, os eventos periódicos são aqueles com data definida para ocorrer. Para enviá-los, o seu Departamento Pessoal já deve ter feito o envio dos eventos iniciais, considerando a tabela de entrega.

Outro detalhe é que a sua empresa já precisa ter realizado o cálculo das competências que serão enviadas, e não pode apresentar nenhuma pendência em relação aos eventos não periódicos. Alguns exemplos de eventos periódicos são:

  • S-1200 – Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social;
  • S-1202 – Remuneração de servidor vinculado a Regime Próprio de Previd. Social;
  • S-1295 – Solicitação de Totalização para Pagamento em Contingência;
  • S-1270 – Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários;
  • S-1280 – Informações Complementares aos Eventos Periódicos;
  • S-1260 – Comercialização da Produção Rural Pessoa Física;
  • S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho;
  • S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos;
  • S-1298 – Reabertura dos Eventos Periódicos;
  • S-1207 – Benefícios previdenciários – RPPS;
  • S-1300 – Contribuição Sindical Patronal;
  • S-1250 – Aquisição de Produção Rural;
  • eventos S-1200 a S-1280.

Quais são os eventos de SST no eSocial?

Por sua vez, os eventos de SST no eSocial, que estão com data para o 1° grupo dia 8 de junho, são os procedimentos e normas direcionadas a empregadores e empregados que visam garantir um ambiente de trabalho seguro e mais saudável para todos.

Na nova versão da plataforma do governo, liberada no ano passado, os eventos de SST no eSocial diminuíram bastante, se limitando a apenas 3:

  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho.

Como adaptar o seu DP para a entrega de eventos de SST no eSocial, bem como dos periódicos?

Ainda que a entrega dos eventos de SST no eSocial esteja bem próxima, muitos DPs não se mostram preparados para cumprir com suas obrigatoriedades. É verdade que a demora do governo em definir a sua versão do eSocial possa ter contribuído para uma falta de organização, porém trata-se de uma situação que não pode deixar de ser realizada.

O simples fato de não repassar informações sobre SST ou eventos periódicos pode acarretar em um desiquilíbrio empresarial, bem como, descontentamento dos colaboradores, que podem ficar desanimados em saber que a empresa não está cumprindo com questões básicas.

A boa notícia é que você não precisa deixar que esse impacto recaia sobre o seu Departamento Pessoal. Com uma solução HCM especialista você garante conformidade mesmo com eventos tão próximos. Isso porque um software especialista funciona de maneira 100% web, se atualizando automaticamente e promovendo integração que facilita o compartilhamento de informações.

O que muda para o setor de TI?

Sem uma solução especialista, acaba ficando para o Ti a responsabilidade de resolver o problema de adaptação em curto espaço de tempo – sistemas legados e outros softwares se mostram pouco efetivos frente a mudanças repentinas do cumprimento do governo.

Então cabe ao TI não só evitar gastos em ferramentas aleatórias, como também servir de apoio técnico para a aquisição de uma solução especialista. Com isso, o seu TI não só fica mais produtivo, ele também passa a contribuir de maneira estratégica.

Enfim, uma solução HCM que atenda a todos os requisitos dos eventos SST no eSocial é tudo o que a sua empresa precisa neste momento. Lembre-se que o tempo está passado e o dia da entrega está chegando. O eSocial agora é de fácil fiscalização, então não vale a pena arrisca: invista em uma solução que agregue verdadeiro valor a sua empresa.

Gostou do artigo de hoje sobre as novidades e o cronograma dos eventos de SST no eSocial? Então, não deixe de baixar gratuitamente o nosso material abaixo.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu