guerra comercial

Não é de agora que a guerra comercial entre EUA X China é uma preocupação mundial. Embora os dois países nunca tenham travado uma guerra física, os embates políticos e econômicos sempre foram constantes. Porém, com a atual ascensão do país oriental e os embargos promovidos pelos norte-americanos, esse antagonismo está alcançando níveis alarmantes.

O fato é que o presidente Donald Trump nunca se mostrou um simpatizante do governo chinês — muito pelo contrário. Então, sob o argumento de proteção aos produtos norte-americanos, ele não se mostrou nenhum pouco receoso em aumentar as tarifas de importação e exportação de mercadorias chinesas.

Logicamente, assim como diversos outros, o setor de tecnologia acabou sendo afetado nessa guerra comercial. Com isso, várias empresas que utilizam hardwares, softwares e serviços, podem ser prejudicadas com essa guerra comercial.

Quer saber como a sua empresa pode ser impactada e qual é a melhor saída para essa guerra comercial entre EUA x China tão grave? Então, continue lendo e confira este panorama que preparamos para você. Boa leitura!

A guerra comercial EUA x China pode afetar o seu negócio?

Além do aumento das tarifas nos produtos, outro ponto que mostrou a intensificação na rivalidade entre EUA X China foi o ataque promovido pelo governo americano à gigante da tecnologia Huawei.

A partir da decisão do presidente Trump, todas as empresas americanas ficaram proibidas de comercializar com a marca chinesa. Consequentemente, a Huawei perdeu espaço na competição direta com a Samsung e a Apple pela tecnologia 5G e fabricação de smartphones.

Sendo uma organização americana, a Google precisou cumprir as ordens do governo e baniu, de uma vez só, vários itens da Huawei da sua plataforma para pc e smartphones, entre eles:

  • aplicativos para aparelhos da Huawei;
  • serviços  diversos;
  • suporte técnico.

Com isso, várias empresas que utilizam tecnologias de marcas chinesas acabam sendo prejudicadas.

Outro exemplo são aquelas empresas, também chinesas, que utilizam soluções ou ERPs (Sistemas de Gestão), americanos ou de classe mundial, e que tiveram seus serviços de suporte, manutenção, atualização e localização da ferramenta em risco por causa da guerra.

E, é exatamente nesse ponto, que a sua empresa, assim como diferentes marcas espalhadas pelo mundo, pode ser impactada aqui no Brasil pela briga EUA X China.

Como o seu TI, Fiscal e RH podem ser afetados com falta de localização e atualização? O que fazer para não ser prejudicado, sem precisar tomar partido entre EUA X China? Entenda mais nos próximos tópicos.

Quais os impactos para o gestor de TI, Fiscal e RH?

Qualquer decisão macroambiente afeta a sua empresa em certo nível. No mínimo, você precisa reavaliar algumas decisões que antes pareciam ser unânimes. Porém, quando duas das maiores economias mundiais começam a se sabotar, a situação é ainda mais grave.

O embargo do governo Trump às marcas chinesas acabou trazendo um cenário de incertezas para todas as empresas. Por exemplo, não há uma confirmação se as fabricantes de sistemas de gestão (ERPs) americanas ou que tenham ações de empresas americanas seguirão categoricamente a determinação.

Caso isso aconteça, as empresas chinesas no Brasil que utilizam esses softwares vão ficar desprotegidas, utilizando ferramentas que não oferecerão mais serviços completos. E não só empreendedores chineses, nessa toada de incertezas entre EUA X China, chegará um ponto que todo empresário será afetado.

Imagine o seu setor de RH, Fiscal ou de TI não conseguindo acompanhar e completar processos extremamente importantes no Brasil por falta de funcionalidades dos softwares. Ou seja, o que era para ser a solução acabará se tornando um problema.

Mas é claro que você não precisa correr esse risco. É possível garantir a produtividade desses setores — e o melhor de tudo, sem precisa escolher um lado na guerra comercial EUA X China.

Uma solução Fiscal e de Capital humano é a solução

Esse cenário ríspido entre EUA X China é um fator macroambiente, não há como interferir diretamente. No entanto, se você ficar apenas observando, correrá o risco de ser surpreendido negativamente. Setores como Fiscal e de RH não podem parar.

<<<3 pensamentos que impedem a transformação digital na sua empresa

O melhor caminho — não só para agora, mas como algo definitivo — é optar por soluções locais especialistas, 100% cloud e que possuam integração com o seu ERP (Sistema de Gestão). Ferramentas completas e/ou modulares com todas as funcionalidades disponíveis e com o que há de mais moderno tecnologicamente. 

Ao adotar uma das soluções da Compliance, por exemplo, você estará no caminho para que a sua empresa no Brasil esteja em conformidade com as obrigações locais, incluindo a gestão do capital humano ou HCM (Human Capital Management).

<<<Oracle ERP Cloud e Compliance Fiscal: o casamento perfeito de uma solução 100% em nuvem

Enfim, não fique preso a incertezas. A guerra comercial entre EUA X China pode durar anos, mas a sua empresa precisa se manter a todo vapor. Invista em uma solução local especialista, Fiscal e Capital Humano, e que corresponda a todas às suas necessidades e não deixe o seu negócio perder competitividade. Garanta a sua segurança produtiva agora mesmo!

Que tal agora entender as diferenças entre as soluções fiscais?

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu