Retorno Sobre Investimento

Sabemos que a entrega do eSocial se tornou um fator obrigatório e de suma importância para as empresas atualmente. Muitos proprietários enxergam o programa apenas como algo custoso, mas você sabia que o eSocial também pode trazer um bom Retorno Sobre Investimento para a sua empresa?

O ROI é um conceito muito interessante para qualquer investimento. E alinhá-lo junto às obrigatoriedades tributárias é uma vantagem que a sua instituição não pode se dar ao luxo de alcançar.

Quer entender como o cumprimento do eSocial pode trazer um Retorno Sobre Investimento positivo para a sua empresa? Continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é o Retorno Sobre Investimento?

O Retorno Sobre Investimento, também conhecido como ROI (Return on Investiment, em inglês), é uma métrica desenvolvida por especialistas para definir o quanto um investimento de determinada empresa se mostrou lucrativo.

O conceito por trás da métrica é muito simples de entender: o Retorno Sobre Investimento aponta de forma direta a diferença entre os ganhos conquistados pelo investidor e o valor inicial do investimento.

Um ponto interessante sobre o ROI é que ele pode ser aplicado a qualquer tipo de iniciativa, desde aplicação de treinamentos, compra de imóveis e até soluções tecnológicas para a conformidade do eSocial.

Como o eSocial pode trazer Retorno Sobre Investimento para a sua empresa?

A maior parte das obrigatoriedades fiscais já existiam antes da criação do eSocial. A diferença é que no passado o governo tinha maior dificuldade para acompanhar o envio das informações e as empresas precisam cumprir etapas mais burocráticas para completar o processo.

Em outras palavras: o governo era menos eficiente na fiscalização enquanto as empresas tinham maior probabilidade de falhas no envio das informações. Cenário que gerava uma balança desproporcional e que sempre custava caro para as empresas por causa das multas subsequentes.

O eSocial veio para organizar esse processo e torná-lo menos custoso na medida do possível. Sem a necessidade de papéis e grandes planilhas para o repasse de informações, por exemplo, as empresas já não precisavam gastar com utensílios obsoletos.

Porém, toda inovação demanda acompanhamento. Com a criação eSocial, as empresas se viram obrigadas a utilizar ferramentas tecnológicas para o envio das informações.

Aquelas que já contavam com ERPs globais, por exemplo, ficaram meio perdidas para alcançar a conformidade completa do eSocial.

Ou seja, o eSocial conseguiu organizar o processo de troca de informações entre empresas e governo. No entanto, ele só se torna uma iniciativa de ROI positivo quando você repassa todos os dados em conformidade total.

Por exemplo, o projeto do eSocial vai extinguir mais de 15 obrigações, dentre elas: GFIP, CAGED, RAIS, CAT, PPP, DIRF, DCTF. Imagine só a redução do custo da geração e da gestão dessas obrigações, que até um tempo atrás eram refletidas em 5 ministérios.

Em contrapartida, o governo nunca teve à disposição tantas informações estruturadas e periódicas, fazendo com que as auditorias sejam mais efetivas. Para se ter uma ideia, o governo consegue fiscalizar cerca de 3% das empresas do Brasil, e agora ele tem à disposição 100% das informações do Departamento Pessoal.

Em suma: você está em um cenário onde o governo é efetivo na fiscalização e a sua empresa precisa seguir da mesma forma para evitar multas e sanções advindas do eSocial.

O Retorno sobre Investimento acontece justamente quando você adota uma solução aderente às mudanças do eSocial, atende todas as necessidades do RH e DP e conta com tecnologia 100% web.

Quais os impactos para o RH e DP?

Ao não cumprir com um evento do eSocial, ou enviar informações inconsistentes, a sua empresa corre grande risco de sofrer penalidade pela exposição que o projeto do eSocial envolve.

Por isso, os setores de RH e DP precisam ter à disposição um sistema que se adeque rapidamente as mudanças legais e que valide as informações a serem transmitidas.

Ao optar por um sistema inovador de gestão para eventos do eSocial, além de evitar riscos de multa, você economiza custos à longo prazo, o RH e DP mantêm 100% em conformidade com a validação das informações e diminuem custos mensais com projetos de atualizações.

Quais os impactos para a TI?

O TI é o principal responsável para que esse Retorno sobre Investimento seja real. O setor é o mais capacitado para indicar a solução perfeita para o seu RH e DP, um sistema moderno, inovador, totalmente em cloud e que atenda às necessidades da empresa.

Enfim, o cumprimento do eSocial não precisa ser só um gasto burocrático para a sua empresa. Com uma solução 100% aderente ao eSocial, você conseguir eliminar os gastos com papéis e outras ferramentas, bem como evitar o ônus de multas e sanções judiciais. Ou seja, uma solução HCM pode trazer o Retorno sobre Investimento positivo para a sua empresa.

Gostou do conteúdo de hoje? Que tal entrar em contato conosco para agendar uma reunião para entender como a nossa solução pode gerar uma ROI positivo para o seu negócio? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu