Depois de cadastrar tabelas e dados dos trabalhadores na plataforma do eSocial, chegou a hora de as empresas do Grupo 3 organizarem as informações relacionadas aos trabalhadores e seus vínculos trabalhistas.

Esses eventos não periódicos incluem admissões de funcionários, afastamentos, desligamentos, entre outros. As informações devem começar a ser enviadas no mês de abril.

O Grupo 3 é formado pelos empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtores rurais pessoa física e entidades sem fins lucrativos.

Benefícios do eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo Decreto nº 8373/2014 e tem o objetivo de beneficiar empresas e trabalhadores.

As organizações passaram a ter uma plataforma única para envio de diferentes obrigações, desburocratizando os processos de regularização com o Fisco e outros órgãos reguladores.

Os trabalhadores, indiretamente, também foram lembrados pelo governo com a criação da plataforma. Isso porque a fiscalização dos empregadores se tornará mais acirrada, o que garante os direitos dos empregados.

De acordo com informações da Receita Federal, 24 milhões de trabalhadores já foram cadastrados na plataforma eSocial. A expectativa do governo é cadastrar 46 milhões de trabalhadores.

Como enviar as informações para o eSocial?

Para fazer a boa gestão dos departamentos e das informações geradas diariamente, as empresas fazem uso de um ERP. E, aliado a este sistema, é importante contar com ferramentas que compilem os dados adequadamente para serem enviados para a plataforma do eSocial.

Uma dessas ferramentas é a Compliance Fiscal, solução que auxilia as empresas no gerenciamento das obrigações acessórias e automatização dos processos, evitando problemas futuros com os órgãos fiscalizadores.

Referência Oracle no Brasil, a Compliance Fiscal é uma plataforma com tecnologia 100% web e inteligência fiscal nativa. Realiza as atualizações legislativas, a segurança de dados e a integração dos processos com os mais diversos sistemas de gestão, entre eles Oracle EBS (certificação OVI), Oracle JD Edwards, Oracle PeopleSoft, SAP, Microsoft Dynamics, INFOR, TOTVS e sistemas legados.

Para conhecer melhor a solução fiscal e os serviços da Compliance Fiscal, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com nossa equipe de executivos.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu