esocial

A sua empresa cumpre todas as obrigatoriedades do eSocial sem passar por sufoco? Será que os softwares utilizados pela equipe de Departamento Pessoal são capazes de manter a sua empresa sempre em conformidade trabalhista?

Por mais que essas perguntas pareçam óbvias, a verdade é que elas nem sempre são levadas em consideração no dia a dia. Muitos até acreditam que o pagamento de multas e atrasos no envio de informações são “normais”, pois não é possível atender ao eSocial de outra forma.

Mas isso não é verdade, com uma solução de HCM certa a sua empresa consegue atender a todas as obrigatoriedades e evita qualquer dor de cabeça referente ao eSocial. Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo e confira:

Por que se preocupar com a conformidade completa ao eSocial?

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é o  sistema do governo para o repasse de informações obrigatórias de forma digital.

Na prática, o eSocial não é uma lei ou tributo novo, mas sim uma tentativa do governo em facilitar o envio de dados obrigatórios que já acontecia de maneira física. Ele unificou o repasse de informações trabalhistas, tributárias e previdenciárias, por exemplo:

  • CAGED;
  • SEFIP;
  • DIRF;
  • RAIS.

Antes, era preciso transmitir vários arquivos para diversos ministérios em data periódicas ao longo do ano. Agora, com o advento do eSocial, as empresas precisam enviar as informações sobre os eventos, sempre que eles ocorrerem. 

Além disso, embora o governo bata nas teclas de “unificação” e “facilidade” ao explicar o eSocial, a verdade é que o novo sistema também é uma maneira de amplificar a fiscalização sobre as empresas. Agora, é muito mais fácil identificar inconformidades nas informações e nos prazos.

Por essa razão a preocupação com o eSocial precisa ser total por parte dos gestores. Atrasos e inconsistências podem não só gerar multas, como também sanções judiciais e até paralisações das atividades. É preciso estar preparado.

Como evitar multas, prejuízos e paralisações?

Além dos fatores citados no tópico anterior, o eSocial também é uma adequação do governo ao mundo digital – algo extremamente essencial hoje em dia. E para não ficar perdida em meio a essa mudança, a sua empresa deve se fortalecer nesse sentido.

É então que os questionamentos feitos no início desta postagem se tornam importantes, você precisa se certificar que as ferramentas utilizadas no dia a dia são capazes de corresponder a todas as obrigatoriedades demandadas pelo eSocial.

É necessário superar a ideia de que atrasos, multas e prejuízos são normais quando se trata de conformidade trabalhista. Tenha em mente que, atualmente, qualquer gasto pode fazer a diferença para o posicionamento da sua empresa.

Para se fortalecer, você deve buscar tecnologias adaptadas para essa nova realidade. Em outras palavras, ferramentas criadas com propósito e finalidade de compliance trabalhista total, como a solução de HCM para eSocial.

Solução de HCM para eSocial

Uma boa solução de HCM para eSocial vai além da mensageira. Com ela você pode gerenciar, analisar, concentrar e validar previamente as informações de todos os departamentos afetados pelo eSocial, independentemente de como sua empresa trata a divisão de tarefas e responsabilidades.

A solução apresenta as principais características para que o seu Departamento Pessoal não tenha nenhuma dificuldade de gerenciamento diário e nem no envio de informações para o eSocial.

Entre esses diferenciais, estão:

  • Gestão Centralizada – plataforma única de integração e aplicação para controle e envio de dados;
  • Validações antes do envio – auditoria, cruzamentos e comparações de informações antes do envio;
  • Segurança – envio mediante liberação pessoal, aprovações e parâmetros de acesso;
  • Flexibilidade – inclusões e manutenções manuais e aderência a sistemas legados;
  • Formas de integração – TXT, Banco de Dados, Webservices e XML.

Como uma solução de HCM impacta os setores de Departamento Pessoal e de TI?

Imagine você, gestor de Departamento Pessoal, trocar um software simples de mensageria por um sistema completo de gerenciamento para o eSocial. É esse tipo de impacto que o seu DP sente ao adotar uma solução especialista.

A partir da implementação, a sua equipe de trabalho passa a contar com um sistema que faz a integração de dados, análises, auditorias, validações prévias, cruzamento de dados e, principalmente, a gestão centralizada do eSocial em ambiente 100% WEB. Não há dúvidas que se trata de uma completa transformação.

Uma mudança que também traz o setor de TI para nova realidade. Com uma ferramenta de alta capacidade disponível, a equipe de técnicos não precisa mais ficar apreensiva a todo o momento e nem se preocupar em buscar constantes e difíceis atualizações para os sistemas só para tentar adaptá-los ao eSocial e suas mudanças.

Por fim, não é preciso mais “sofrer” a cada nova decisão do governo! Com uma boa solução de  HCM, o seu Departamento Pessoal é capaz de corresponder a qualquer demanda trabalhista. Além disso, lembre-se que assim como qualquer projeto SPED, as informações enviadas no eSocial são passíveis de validação e auditoria  por parte do governo por pelo menos cinco anos. Diante desse cenário, a sua empresa precisa ter a certeza da qualidade dos dados enviados para evitar qualquer tipo de  prejuízo no futuro. Por isso, não deixe de  iniciar a transformação da sua empresa o quanto antes!

Baixe agora mesmo o seu nosso material gratuito sobre transformação digital de verdade em sua empresa! Conheça também a nossa Solução de HCM.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu