ERP

Recentemente, a Oracle fez uma pesquisa com vários empresários a fim de entender a visão deles em relação à Cloud Computing. O resultado foi de certa forma surpreendente, com mais de 70% dos entrevistados afirmando que pretendem levar o ERP e outros sistemas de gestão para a nuvem o mais breve possível.

A surpresa aqui fica por conta da alta aceitação dos empreendedores em relação à nuvem. Embora haja uma certeza sobre a necessidade da utilização da nova tecnologia, há pouco tempo, ainda era grande o número de gestores receosos com relação à migração – talvez pelo “medo” do desconhecido.

É provável que as mudanças bruscas do mercado e da sociedade em geral serviram para mostrar que as empresas devem abraçar soluções que lhes tragam benefícios compatíveis com a nova realidade o quanto antes.

Mas, se você ainda está com dúvidas sobre a migração do seu ERP ou Sistema de Gestão Especialista para a nuvem, continue lendo e entenda como essa transformação é mais que necessária para o seu negócio, e agora. Boa leitura!

>>>>>>>Oracle ERP Cloud e Compliance Fiscal: o casamento perfeito de uma solução 100% em nuvem

O que significa ter o ERP, outros Sistema de Gestão ou Soluções Especialistas na nuvem?

Embora a porcentagem de aceitação da tecnologia em nuvem seja alta na pesquisa da Oracle, podemos notar que 30% de empreendedores ainda não planejam fazer essa transição digital.

Muito de receio, provavelmente, se deve ao fato de que muitos gestores ainda não entendem exatamente como a tecnologia funciona para uma empresa e o quanto essa mudança é realmente vantajosa.

Para facilitar o entendimento e explicar de uma forma didática, vamos comparar a migração para a nuvem com a utilização do Uber.

>>>>>>> Conheça A “Uberização” do software fiscal

Antes do surgimento do Uber, para passear de automóvel com tranquilidade e sem precisar se deslocar até a rua a fim de encontrar um táxi, você tinha que investir em um carro e gastar com todos os fatores inerentes a essa compra:

  • Manutenção;
  • Segurança;
  • Limpeza.

Mas com a plataforma de serviço de carros, você consegue pedir um veículo de qualquer lugar, traçar o seu roteiro previamente e ainda ficar sabendo o valor da corrida antes de iniciá-la.

Além disso, o valor do investimento pode ser utilizado para outros fins, conhecido também como “custo da oportunidade”. 

>>>>>>>>>> Confira 5 dicas sobre Transformação Digital para o Gestor de TI

Contar com o ERP ou outros sistemas de gestão ou soluções especialistas na nuvem funciona da mesma forma. Antes da cloud computing, quando uma empresa precisava contar com soluções tecnológicas, ela devia investir em várias licenças de uso, em uma completa infraestrutura com novos hardwares e servidores, na segurança da informação e em pessoal capacitado.

Além disso, havia a limitação presencial. Todo esse investimento só era funcional dentro das empresas, com os profissionais não conseguindo desenvolver suas atividades de maneira remota.

Ter um ERP na nuvem integrado com soluções especialistas também em nuvem muda completamente esse cenário. A tecnologia permite que você tenha toda uma infraestrutura em um servidor remoto, com segurança e sem a necessidade de pessoal para controlar sistemas individuais.

Ou seja, a nuvem é a tecnologia que traz para a sua empresa todas as vantagens que não eram possíveis há pouco tempo. Por isso essa migração é mais que essencial e deve ser feita agora.

>>>>>>>>>> TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. O que é? Onde estamos? Para onde Vamos?

Quais são os benefícios de contar com um ERP e/ ou solução especialista na nuvem?

Além da visão geral apresentada no tópico anterior, a mudança do ERP e soluções especialistas para a nuvem traz essas outras vantagens para o seu negócio:

  • Integração – a migração do ERP permite integração do software principal com outros sistemas;
  • Espaço – a nuvem possibilita uma capacidade maior de armazenamento de dados;
  • Segurança de dados – os servidores, em geral, contam com backups e criptografia avançada;
  • Redução de custos – os investimentos de implementação e manutenção são menores na nuvem;
  • Escalabilidade – o sistema se ajusta a sua demanda e não o contrário; 
  • Manutenção facilitada – a nuvem apresenta soluções mais simples e práticas;
  • Mobilidade – acesso de qualquer lugar, disponível 24 horas por dia.

Como a migração do ERP e soluções especialistas para nuvem impactam a área Fiscal, Recursos Humanos e de Contabilidade?

Atualmente, muitos processos fiscais, gestão de pessoas e de contabilidade precisam de softwares ou customizações para serem desenvolvidos – principalmente aqueles que dizem respeito a dinâmica e a complexidade do cenário Brasil, por exemplo, o envio de informações para o projeto SPED e de eventos ao eSocial.

Uma solução especialista em nuvem traz maior produtividade nesse sentido, pois já conta com templates prontos e ferramentas de inteligência que agregam valor real na execução da rotina dos setores. Com isso, o trabalho de envio de dados, por exemplo, se torna muito mais dinâmico e com menor chance de erros.

>>>>>>>>>> Supere a limitação criada pelos MITOS E VERDADES sobre CLOUD DE VERDADE!

Qual é o impacto na Área de TI?

Ao apresentar facilidades e funcionalidades extras, o ERP ou soluções especialistas na nuvem automaticamente impacta também o trabalho do TI.  A equipe da Tecnologia da Informação não precisa ficar criando módulos, dando manutenção ou customizando módulos existentes desde o início, ficando livre para focar em outras ações mais específicas.

Enfim, a migração do ERP e de outras soluções especialistas para nuvem significa facilitar e otimizar operações de todos os setores do seu negócio. Ainda que o core business da sua empresa não seja voltado para essa questão tecnológica, a mudança será importante para a redução de custos, aumento de produtividade e para a tomada de decisões de uma forma geral. A nuvem é uma realidade, e quanto mais você ignora essa transição, mais espaço tende a perder no mercado. Então, não perca tempo! Migre agora!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu