ERP Oracle Netsuite

O ERP Oracle Netsuite é uma das ferramentas mais completas da empresa Oracle. Funcionando com tecnologia cloud, ele é capaz de otimizar processos de vários setores da sua empresa sem necessitar de uma infraestrutura física. Não à toa, o Netsuite é considerado um dos softwares de melhor custo-benefício do mercado.

Porém, mesmo com todas essas características importantes, o Oracle Netsuite não escapa de uma das principais dificuldades de qualquer ERP de padrão global: a localização fiscal. Ou seja, ele não é capaz de oferecer conformidade completa para o setor fiscal em relação à legislação brasileira.

Pensando nisso, neste artigo falaremos sobre o funcionamento do ERP Oracle Netsuite e quais os desafios para os seus usuários aqui do Brasil. Confira.

Boa leitura!

O que é o ERP Oracle NetSuite?

O NetSuite é a plataforma da Oracle que oferece uma solução ERP completa, disponibilizando diferentes funcionalidades de vez, por exemplo:

  • ERP (Fiscal, Compras, Contabilidade etc.);
  • e-commerce;
  • Finanças;
  • CRM.

Com a solução, você consegue gerir a parte financeira da sua empresa, realizar inventários, gerar relatórios e compartilhar informações com outros setores. Dentro da família Oracle ele se encaixa como mais um ERP de padrão global.

No mundo todo, o Oracle NetSuite já conta com mais de 40 mil empresas ativas, fazendo o gerenciamento de processos e a dinamização das rotinas. Com ele é possível unificar, por exemplo, o acompanhamento de pedidos de variadas frentes, tais como:

  • comércio eletrônico;
  • Industrializados;
  • Estoque.

Quais são os desafios relacionados à localização fiscal?

Embora seja um ERP reconhecidamente vantajoso para as empresas, o Oracle NetSuite não escapa de ter que enfrentar os obstáculos do nosso Brasil. Na verdade, o problema maior fica para os usuários, que precisam buscar formas de superar as limitações do software.

As empresas aqui do Brasil, especificamente, acabam esbarrando na falta de conformidade fiscal que a ferramenta apresenta. Por seguir um padrão global e não a legislação de cada país, o NetSuite não é capaz de acompanhar as alterações que acontecem em relação às obrigatoriedades fiscais.

E como aqui no Brasil mudanças e criações de leis são tão normais quanto às chuvas torrenciais do final de março, a preocupação dos empresários só aumenta.

Claro que o NetSuite atende algumas necessidades tributárias, porém, ele não se atualiza automaticamente a cada nova mudança de leiaute das plataformas do governo ou de alterações na lei. Para entrar em conformidade você teria que fazer modificações na ferramenta ou investir em outro modelo mais novo – de qualquer forma gastaria mais e sem garantia de conformidade.

Mas então, como superar esse desafio?

A boa notícia para você empresário que conta com o ERP Oracle NetSuite é que com uma única ferramenta é possível resolver grande parte desse problema.

Graças a desenvolvedores como a Compliance Fiscal, você não precisa se desfazer do seu NetSuite ou mesmo comprar uma nova versão a cada temporada. Basta adotar uma solução fiscal especialista e o desafio de inconformidade é superado.

Uma solução especialista conta com inteligência fiscal no seu sistema, uma funcionalidade que assegura a avalição, proteção e repasse de todas as informações fiscais da sua empresa. Ou seja, traz o equilíbrio fiscal que o seu negócio precisa.

Além disso, ao implementar uma solução fiscal especialista, você garante:

Quais os desafios do gestor fiscal?

Sem o uso de uma solução especialista, todas as limitações do ERP Oracle NetSuite se torna um desafio para o gestor fiscal. Contar apenas com o ERP global é dificultar ao máximo o trabalho do setor Fiscal.

Em curto prazo essa inconsistência afetará os outros setores, pois sem o cumprimento das obrigatoriedades fiscais a empresa acabará entrando em desiquilíbrio tributário rapidamente.

Mas, com a solução fiscal você não precisa se desfazer do seu ERP e ainda reduz os custos com novas implementações. A solução fiscal complementa o seu NetSuite e faz todas as atualizações tributárias de maneira online e automática. O seu setor fiscal, enfim, ficará completo.

Quais os desafios para o gestor de TI?

O maior desafio do setor de TI sem uma solução especialista é justamente superar os obstáculos de localização fiscal sem onerar os cofres da empresa ou atrasar o envio de informações. Como ERPs de padrão global dificilmente disponibilizam tais atualizações, essa busca chega a ser um trabalho ingrato.

Por outro lado, a escolha de uma solução especialista com ajuda do TI possibilita que o setor trabalhe sem a preocupação de fazer “milagres” em relação à conformidade fiscal. Basta acompanhar o nível de suporte técnico do fabricante da solução e auxiliar a equipe interna quando necessário.

Enfim, não desperdice o investimento feito no seu ERP Oracle NetSuite. O software é uma ferramenta de ótimo custo-benefício, que com a implementação de uma solução fiscal passa a ser completa. Então, adicione uma solução fiscal especialista ao seu NetSuite e aproveite o máximo o que a tecnologia tem a oferecer.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu