EFD-Reinf

Há cerca de três anos, o governo se empenhou em modernizar as suas principais plataformas de envio de informações fiscais e tributárias. O grande marco foi a simplificação do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), seguido das mudanças do EFD-Reinf e de outros módulos.

Ou seja, em 2021 a sua empresa precisará se adequar tanto ao eSocial Simplificado quanto aos novos prazos de entrega do EFD-Reinf . Nesse sentindo, se o seu setor de fiscal não estava preparado para essas mudanças, é provável que a sua empresa tenha dificuldades para manter a conformidade.

Mas, quais são esses novos prazos? Ainda é possível preparar a sua empresa? Como isso impacta alguns setores do seu negócio?  Para saber sobre esses e outros pontos, confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é a EFD-Reinf?

EFD-Reinf é a sigla para Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, ele faz parte do SPED, principal plataforma do governo para envio de informações fiscais. O EFD-Reinf é o módulo em que as empresas enviam declarações referentes a:

  • entidades promotoras de evento que envolva associação desportiva que mantenha clube de futebol profissional, referente a contribuição social previdenciária;
  • comercialização da produção e à apuração da contribuição previdenciária substituída pelas agroindústrias e demais produtores rurais pessoa jurídica;
  • recursos recebidos por /repassados para associação desportiva que mantenha equipe de futebol profissional;
  • serviços tomados/prestados mediante cessão de mão de obra ou empreitada;
  • empresas que se sujeitam à CPRB (cf. Lei 12.546/2011).

Qual é o calendário EFD-Reinf 2021?

Como dito, o calendário EFD-Reinf sofreu algumas modificações para 2021. Confira quais são as datas e analise se a sua empresa está preparada.

Contribuintes obrigados a enviar informações no EFD-Reinf, a partir de 10 de maio de 2021:

  • optantes do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições;
  • entidades empresariais de menor porte;
  • físicas empregadoras.

Contribuintes obrigados a enviar informações no EFD-Reinf, a partir 08 de abril de 2022:

  • entes da Administração Pública;
  • organizações internacionais.

Como manter a sua empresa preparada para o novo calendário?

Como você pôde perceber, as datas para o novo calendário EFD-Reinf 2021 já estão bem próximas,  isso significa que, caso a sua empresa não esteja preparada, com certeza terá dores de cabeça.

Mas, sempre há uma solução. Neste caso, uma solução fiscal especialista. Com um software voltado para a conformidade fiscal, com tecnologia100% cloud e suprindo todas as necessidades relativas à mensageria, você será capaz de cumprir todas as obrigatoriedades dentro do novo calendário EFD-Reinf.

Uma solução especialista com inteligência fiscal nativa consegue se adaptar rapidamente às mudanças das plataformas do governo. Por apresentar tecnologia cloud, as atualizações são feitas de maneira automática, não necessitando de novos investimentos ou implementações por parte da sua empresa.

Como o seu setor Fiscal é impactado?

Imagine o setor fiscal de uma grande empresa que precise refazer a sua rotina em 3 meses para atender as obrigatoriedades fiscais? Pois é exatamente esse tipo de impacto que o seu departamento sentirá caso você tenha entrado 2021 sem uma perfeita conformidade com o calendário EFD-Reinf.

Por outro lado, se você já conta com uma solução que garante o cumprimento de todas as obrigações fiscais (cálculo, apuração, escrituração, declaração, compensação e recolhimento) e com mais de 6 mil regras e três níveis de validação neste contexto, o impacto é totalmente positivo.

Em um cenário com a solução fiscal: as equipes começam o ano com tranquilidade e conseguem atender ao calendário, independentemente das datas solicitadas.

Como o setor de TI é impactado?

Sem uma solução especialista, o TI se torna a área responsável por fazer o atual software da sua empresa corresponder às demandas do governo – e isso não é tarefa fácil, tendo em vista as constantes mudanças do calendário.

Dessa forma, uma solução especialista impacta o TI igualmente ao setor Fiscal. Caso a sua empresa não tenha um: mais trabalho e incertezas para o setor. Caso você implemente uma solução: maior produtividade e eficiência para o TI.

Enfim, as datas de entrega para as informações do EFD-Reinf se aproximam. A verdade é que quanto mais você pensa, mais atrasado fica.

Então, não perca tempo: garanta uma solução fiscal para o seu setor e deixe a sua empresa preparada para o novo calendário. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu