SAP Miro e MIGO

Não há dúvidas que a alimentação manual das informações no SAP Miro e Migo é uma das tarefas mais complexas que existem. Assim, muitas empresas acabam tendo dificuldades simplesmente por causa dos processos. Porém, essas são etapas que não podem ser deixadas de lado e a única maneira de aperfeiçoamento é através da automatização por uma solução especialista.

Dessa forma, o fato é que além de serem importantes para o pagamento de fornecedores, os processos do SAP Miro e Migo impactam diretamente na estabilidade e na conformidade fiscal da empresa.  Do mesmo modo, lidar com a questão tributária já não é naturalmente simples. Uma vez que, com atrasos e problemas em processos internos, tudo fica mais difícil.

No entanto, mesmo com a grande necessidade de mudança, muitos gestores ficam em dúvida sobre como funciona a automatização do SAP Miro e Migo. As perguntas são variadas:

Como funciona a solução? É possível alterar dados da nota ou pedido de compra? É possível dar entrada nas notas sem pedido?

Para que você não fique com nenhuma dúvida e inicie agora mesmo o processo de transformação da sua empresa, a seguir, responderemos as perguntas mais frequentes sobre a automatização do SAP Miro e Migo por uma solução especialista.

Boa leitura!

Quais as principais dúvidas de quem planeja automatizar o seu processo SAP Miro e Migo a partir de uma solução especialista?

O Miro e Migo, em si, já são processos que causam questionamentos em muitos profissionais. Nesse sentido, é normal que mesmo diante de uma iniciativa de aprimoramento, como o uso de solução especialista, algumas dúvidas se intensifiquem e outras novas surjam.

Não perca o nosso webinar sobre automatização do processo Miro e Migo! Clique abaixo e acesse: 

Abaixo, separamos os questionamentos mais comuns sobre o uso de uma solução especialista juntamente com as respostas.

1. A solução especialista, sendo no conceito CLOUD,  a sua utilização pode ser feita através de mobile?

R: Sim, sistemas Cloud são responsivos ao mobile.

2. É possível alterar dados da nota ou pedido de compra dentro da solução?

R: Sim. É possível devido às exceções fiscais que permitem a tomada de crédito, mesmo em notas que não foram tributadas.

3. Alterações nas informações do cadastro são possíveis?

Sim, os dados podem ser editados dentro da solução automatizada, porém o recomendado é que este cadastro seja corrigido no ERP e, então, reintegrado, para que as informações fiquem corretas em ambos os locais.

4. Dentro de um cenário automatizado dos processos Miro e Miro, o que fazer quando o fornecedor enviar um pedido maior que o solicitado? É possível alterar?

Existem possibilidades diversas para tratar este caso:

  • criar um pedido complementar de quantidade e “duplicar” o item da NFe que está em excesso. Assim, criando um novo item com a diferença entre o solicitado e o pedido;
  • alterar o pedido original e aumentar a quantidade de matéria-prima;
  • rejeitar o documento fiscal e devolver uma mercadoria ao fornecedor.

5. Dentro da solução especialista, é possível dar entrada nas notas sem pedido?

Sim, o sistema pode ser parametrizado para dar entrada em cenários que não existem pedidos atrelados. Dessa forma, criando como chamadas manuais (escritor) que são consultadas via j1b3n.

6. Em caso das notas com tributação, existe alguma forma de geração de relatório para validar os impostos retidos após a validação do MIRO?

Na solução especialista tem o momento da criação do documento fiscal, com o retorno dos valores tributados disponíveis em tela para o analista de valores verificados, assim como também podem ser verificados os valores via padrões de funções SAP para validações.

7. Toda a operação é feita automaticamente pela solução ou o usuário precisa intervir em algum momento?

O processo é todo automático entre a emissão da nota e a criação do pedido ,  até o momento de inclusão da data de recebimento, caso o fornecedor identifique o pedido de compra na emissão de notas fiscais.

Será necessária a ação de usuários em casos específicos, onde existam divergências de valores da nota com o pedido ou em que seja necessário realizar o vínculo manual devido a um erro do fornecedor de não informar o número do pedido.

8. Qual esquema de cálculo utilizado para uma solução especialista?

Uma solução especialista de alta excelência utilizada como os padrões da BAPI da Migo e Miro, realizando chamadas das funções e retornando os valores dos cálculos de impostos conforme parametrizações de cada ERP.

Como automatizar os processos Miro e Migo impactam os setores de TI e Fiscal da sua empresa?

A partir das perguntas e respostas, fica claro que os processos Miro e Migo contam com detalhes que nem sempre são de fácil entendimento no primeiro momento. Isso significa que até os profissionais mais experientes podem ter dificuldades, caso precisem realizar uma operação manualmente.

Isso pode trazer impactos negativos para a gestão fiscal. Uma simples falha no Miro e Migo é o suficiente para que o setor fiscal repasse informações equivocadas na prestação de conta tributária.

Mas, com a segurança trazida pela solução especialista, pois as chances de erros diminuem consideravelmente. Por consequência, o trabalho da equipe Fiscal se torna muito mais estável .

Por sua vez, essencial para que essa estabilidade aconteça, a TI precisa garantir que a solução especialista seja compatível com a empresa. Ou seja, que como opções oferecidas agreguem, de fato, valor ao negócio. E somente um profissional com especialidade em inovações e tecnologia é capaz de tomar tal decisão. Em suma, a tomada de decisão do TI é o que permitirá a mudança de cenário para o setor Fiscal.

Enfim, esperamos que todas as suas dúvidas sobre o uso de uma solução especialista tenham sido sanadas nesta postagem. Continuar com processos manuais do Miro e Migo é um risco que a sua empresa não precisa mais correr, há uma solução de alto padrão disponível para o seu negócio. Garanta já aumento de produtividade, segurança das suas informações e contenção de gastos.

Quer começar a transformação do seu negócio? Entre em contato e solicite sua solução especialista para automatização do Miro e Migo .

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu