Departamento Fiscal

Nos últimos anos, a economia global vem se mostrando de forte concorrência em todos os setores. E por esse motivo, todos os departamentos da empresa podem ser protagonistas para ampliar o nível de competitividade da empresa. E entre eles está sem dúvida o departamento fiscal.

Quer um exemplo mais prático? Podemos ver que empresas que fazem uma boa gestão e estão em conformidade com o Fisco, seguindo um bom trabalho dentro do seu departamento fiscal, podem recuperar créditos que viabilizam os investimentos da empresa em outras áreas. Esse é um ótimo resultado!

Mas, além disso, quais são as principais tendências atuais na gestão do departamento fiscal que podem fazer a diferença? É justamente isso que vamos conhecer a partir de agora! 

3 tendências para o departamento fiscal das empresas

O grande objetivo de qualquer área para que possa fazer a diferença no resultado da operação como um todo é transformar sua rotina de entregas e atividades em algo ágil, fácil de executar, seguro e econômico. 

Levando em conta esses pontos, veja quais são as 3 principais tendências para o departamento fiscal.

1. Investir em inovação

Pelo momento de amplo crescimento da Transformação Digital nas empresas, é importante utilizar inovação e novas tecnologias através de soluções e ferramentas que garantam 3 aspectos fundamentais para o departamento fiscal:

  • Diminuição da “Carga Tributária” ou também chamada de “Custo Brasil”, sem mecanismos de sonegação;
  • Redução de risco com a não conformidade;
  • Redução de custo.

Por isso, é preciso fazer o alerta: o departamento fiscal das mais diversas empresas está, atualmente, em diferentes níveis de maturidade por conta dos investimentos em inovação, digitalização e automação de processos. Mas, essa já é uma tendência porque é a partir disso que se pode executar um trabalho mais eficiente e personalizado.

Enquanto muitas empresas que lidam constantemente com as entregas fiscais estão progredindo com inteligência e tecnologias inovadoras, ainda existem aquelas que não estão entendendo a importância de seguir esse caminho.

2. Análise avançada dos dados

Embora a maioria das empresas já tenha começado a usar análises de dados em outras áreas, muitas ainda não investiram nessa tendência mais avançada para o departamento fiscal.

Quando conseguimos implementar essa mudança na área, usando soluções inteligentes cada vez mais sofisticadas para realizar análises e validações, o resultado alcançado é o aumento da conformidade e da produtividade, com visível redução de custos e riscos nas principais atividades do departamento fiscal.

Escolher essa abordagem para o setor também contribui para a realização de auditorias completas e contínuas. Várias organizações já adotaram a análise também para transformar a maneira como realizam alertas e como uma forma de ir além do básico, eliminando diversas rotinas por processos automáticos com a ajuda de sistemas especialistas.

3. Automação de processos

O departamento fiscal já usa serviços e processo digitais há algum tempo, como por exemplo, a geração, a transmissão e a validação dos documentos fiscais eletrônicos. No entanto, já é possível ir além dessas ações e utilizar, junto, processos automáticos de captura, recebimento e validação das informações, tudo isso como um serviço em nuvem.

Essa tendência de automação está permitindo uma nova onda de recursos que aumentam drasticamente a produtividade do setor. Embora muitas empresas sejam rápidas em investir nas principais tendências para os processos fiscais internos, elas não estão se movendo tão rapidamente com a busca de serviços voltados para a automação.

Essa tendência provavelmente é a que mais leva tempo para implementar, muito pela necessidade de se familiarizar com as ferramentas que possibilitam esse processo antes de ser utilizada de fato pela área.

Mas já é um fato que o uso dessa tecnologia digital, contando sempre com o apoio e suporte de soluções especialistas para automatizar os principais estágios de suas operações no departamento fiscal, é um passo que precisa ser feito, até mesmo para conquistar como benefício a agilidade necessária nos processos de conformidade.

Como saber se o uso dessas tendências está melhorando o resultado do departamento fiscal?

Após investir nesses 3 caminhos que são as tendências do momento no mercado para fazer a diferença no departamento fiscal, qual a melhor maneira de saber se isso está sendo efetivo?

A melhor forma é verificar se você já tem uma resposta positiva para perguntas como:

  • Os esforços de transformação digitalização do departamento fiscal estão de acordo com as expectativas da empresa?
  • O uso das ferramentas especialistas escolhidas está melhorando o desempenho quanto ao tempo de execução das atividades da área?
  • Qual a eficácia desse investimento pensando no crescimento das receitas e diminuição dos custos?
  • Quão foi o ganho de produtividade obtido com essa nova linha de investimento digital?

Fazer esses questionamentos vai deixar mais claro qual o retorno e o desempenho alcançado graças ao uso dessas tendências.

<<<Oracle ERP Cloud, Oracle JD Edwards, Oracle EBS e Oracle Peoplesoft. Já ouviu falar de todos eles?

Comece já com um software de gestão fiscal especialista

Investir em um software de gestão fiscal especialista é o primeiro passo para o sucesso do seu departamento fiscal. Com essa tecnologia, você consegue implementar todas as tendências que vimos até aqui de forma segura e efetiva.

Para isso, você pode contar com o software de gestão fiscal da Compliance Soluções Fiscais!

A Solução Fiscal Compliance proporciona além de um investimento inicial menor, também um menor custo de propriedade. Com uma arquitetura simples e utilizando a melhor estrutura de tecnologia do mercado, nossa solução fiscal reduz custos em todo o ambiente de tecnologia.

<<<Oracle JDE e Compliance Soluções Fiscais | Case de Sucesso Sal Cisne

Então, não perca tempo! Faça o seu departamento fiscal alcançar o próximo nível! Entre já em contato e conheça todos os detalhes e próximos passos.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu