Cronograma do eSocialDepois de dois adiamentos em 2020, um por causa dos prazos para envio das folhas de pagamento de PMEs e outro em razão de todas as consequências da pandemia do Covid-19, o governo federal finalmente liberou o cronograma do eSocial Simplificado.

No entanto, em Em outubro, foram lançadas duas portarias oficializando a nova versão da plataforma, que conta com uma interface atualizada e diversas modificações no número de campos de preenchimentos e eventos de envio obrigatório.

Quer entender mais sobre essas mudanças e se preparar para o cronograma do eSocial Simplificado em 2021? Confira a nossa postagem.

Boa leitura!

Por que houve mudanças com o eSocial?

O eSocial foi criado há alguns anos como parte do sistema SPED, uma plataforma do governo para o envio de informações e declarações das empresas. A ideia era facilitar o trabalho de conformidade fiscal para os contribuintes.

No entanto, desde o início, a ferramenta já recebia muitas críticas. Algumas vezes por causa do cronograma de prazos, outras vezes em razão das funcionalidades da própria plataforma. Diante de tantas reclamações o governo resolveu agir e passou a trabalhar em novas alternativas.

A primeira opção levantada foi acabar de vez com o eSocial e criar duas novas ferramentas para o envio das informações por parte das empresas, um da Previdência e Trabalho e outra da Receita Federal.

Mas, no início de 2020, ficou decidido que a melhor saída era uma versão mais dinâmica da plataforma. Depois de algumas versões betas, em outubro do mesmo ano, o governo apresentou as portarias conjuntas n°76 e n° 77 que traziam um novo cronograma do eSocial e um layout simplificado.

Qual o novo cronograma do eSocial Simplificado?

Ainda que um cronograma do eSocial já tivesse sido definido no passado, devido os problemas da plataforma e, principalmente, à pandemia do Coronavírus, o governo aproveitou a nova versão da ferramenta para redefinir grupos e datas. Acompanhe.

1ª fase 2ª fase 3ª fase 4ª fase
Grupo 1 janeiro/2018 março/2018 maio/2018 junho/2021
Grupo 2 julho/2018 outubro/2018 janeiro/2019 setembro/2021
Grupo 3 janeiro/2019 abril/2019 maio/2021 janeiro/2022
Grupo 4* julho/2021 novembro/2021 abril/2022 julho/2022

Legenda:

  • 1ª fase – envio das informações constantes dos eventos das tabelas S-1000 a S-1080;
  • 2ª fase – envio das informações constantes dos eventos não periódicos S-2190 a S-2399 (exceto os eventos de Segurança e Saúde do Trabalhador – SST);
  • 3ª fase – envio das informações constantes dos eventos periódicos S-1200 a S-1299;
  • 4ª fase – envio das informações constantes dos eventos S-2210, S-2220 e S-2240 (SST).

*No grupo 4 estão contemplados todos os órgãos públicos e organizações internacionais (grupos 4, 5 e 6).

Fonte: https://blog.superlogica.com/recorrencia/novo-esocial-simplificado/

Como o novo cronograma do eSocial Simplificado impacta o seu setor de Departamento Pessoal e de Ti?

Primeiramente, é importante pontuar que a vida do Departamento Pessoal de uma grande empresa, por si só, já não é das mais simples. Por causa de toda burocracia que envolve a nossa legislação, os responsáveis pelo envio de documentos dos funcionários sempre se veem em grande tensão durante o processo.

Nesse sentido, ainda que o novo cronograma do eSocial Simplificado seja uma mudança visando à dinamicidade, ela afeta o DP profundamente. Isso porque, o setor de uma grande empresa se prepara para os prazos definidos anteriormente. Quando vem alterações por parte do governo, há sempre uma necessidade de readaptação.

Além disso, corre-se o risco de o software atual da instituição não corresponder às novas solicitações do governo. E, com incompatibilidade digital, a conformidade tributária fica ameaçada.

É aí que o seu TI é impactado e precisa intervir como protagonista. É papel do setor técnico se alinhar ao DP e encontrar uma solução tecnológica que garanta a conformidade ante ao novo cronograma do eSocial Simplificado.

Com o conhecimento do gestor de TI, a tarefa de encontrar uma ferramenta 100% Web e com inteligência fiscal nativa, por exemplo, fica mais fácil e efetiva.

Enfim, as mudanças no cronograma do eSocial Simplificado não são as primeiras e nem serão as últimas anunciadas pelo governo. Para não esquentar a cabeça a cada alteração e correr o risco de inconformidades, o ideal é que o setores de TI e Departamento Pessoal encontrem uma solução especialista de eSocial que se atualize a cada mudança e facilite o cumprimento de todas as obrigatoriedades por parte da sua empresa.

Quer garantir a conformidade com o cronograma do eSocial em 2021? Conheça a solução especialista da Compliance Fiscal.

Please follow and like us:
error
Please follow and like us:
error
Please follow and like us:
error
Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu