Coronavirus

Não há como negar que o Coronavírus se tornou uma preocupação mundial — embora a doença já seja conhecida desde a década de 60, a sociedade foi bastante impactada com o surgimento do (COVID-19). Porém, em meio a essa situação alarmante, a tecnologia vem fazendo muita diferença para empresas e para a população em geral.

Na maioria dos países em que aconteceu uma grande disseminação do vírus, a quarentena foi decretada parcial ou integralmente. Com isso, as corporações tiveram que se adaptar e, utilizando a tecnologia, conseguiram manter uma boa produção rotineira — em alguns casos, ir até além.

Quer entender como a tecnologia e a inovação estão auxiliando empresas de todo o mundo a superar esse momento difícil? Quer saber como até mesmo setores mais complexos, como Fiscal e RH, são beneficiados? Continue a leitura e confira o nosso post sobre o assunto.

A importância da tecnologia e da inovação diante de uma situação de Coronavírus?

Como dito, a nova versão do Coronavírus (COVID-19) surgiu de maneira inesperada e se alastrou em uma velocidade surpreendente. Em pouco menos de três meses, a doença passou de epidemia para pandemia (dano epidêmico amplamente disseminado).

Na prática, temos uma situação macroambiente, não há como as empresas mudarem o quadro. Só é possível se adaptar. E o melhor exemplo de como a tecnologia atual é a melhor opção para superar essa dificuldade vem da própria China — país em que surgiu o novo Coronavírus.

Durante o período em que algumas cidades chinesas ficaram em quarentena, foi gigantesco o crescimento de negociações e interações pela internet. Os cidadãos do país oriental nunca compraram em tão pouco tempo de maneira online, e foram produtos de diversos tipos:

  • medicamentos;
  • fast food;
  • vegetais.

Além de mercadorias diversas, também foi considerável o aumento de chamadas de vídeos e reuniões pela internet. O próprio Google, em uma ação para ajudar empresas e pessoas de todo o mundo, liberou a utilização do Hangout — programa de chat on-line que estava restrito aos assinantes da plataforma.

Com isso, várias organizações conseguiram manter suas rotinas sem precisar deslocar os seus funcionários — só convocando aqueles que eram extremamente necessários no espaço físico.

Nos dois casos, fica claro que a tecnologia e a inovação tiveram um papel fundamental. Não só para as empresas em si, mas para a economia do país — e até mesmo mundial. Afinal, em uma interrupção completa de todos os setores, o fluxo financeiro praticamente inexiste.

Qual o papel dos setores de TI, Fiscal e RH nesses casos?

Assim como qualquer outro segmento, as áreas de TI, Fiscal e RH também são afetadas em uma situação de pandemia. Os profissionais desses setores acabam tendo suas rotinas alteradas enquanto o cenário alarmante perdurar.

Todavia, mesmo sendo mais complexas e técnicas do que o setor de consumo, elas também são altamente beneficiadas pelo uso da tecnologia e inovação.

No entanto, diferentemente das situações citadas no tópico anterior, aqui, as vantagens dependem do tipo de implementação realizada pela empresa — nem toda tecnologia é capaz de apresentar o mesmo rendimento de maneira on-line.

Com papéis fundamentais para o andamento de qualquer negócio, os setores de TI, Fiscal e RH devem contar com soluções tecnológicas inovadoras que ofereçam acessibilidade, ou seja, funcionalidades que podem ser acessadas de maneira remota.

Uma ferramenta como o Compliance Fiscal e Capital Humano, por exemplo, é uma solução completamente em cloud de verdade, permitindo acesso on-line de qualquer lugar e a qualquer hora. Sem esse tipo de tecnologia: ou a sua empresa coloca os funcionários em risco, desobedecendo as orientações dos órgãos públicos, ou simplesmente paralisa as atividades.

Qual a importância do gestor fiscal?

Logicamente, uma política inovadora e que esteja preparada para situações como a do Coronavírus só é possível com a participação do gestor. É ele que deve tomar a frente e mostrar o quanto o investimento prévio em uma tecnologia inovadora e inteligente é fundamental.

Se tratando do setor fiscal isso é ainda mais essencial. Afinal, mesmo diante das crises, os prazos para declarações e pagamento de tributos não são alterados — com raras exceções. Com uma ferramenta em cloud, todas as obrigatoriedades conseguem ser cumpridas em dia, ainda que os profissionais da área estejam trabalhando remotamente ou de maneira parcial.

Por fim, em termos de saúde física, o melhor remédio contra o Coronavírus é a prevenção. Já para a saúde do seu negócio, está claro que a tecnologia e a inovação é capaz de garantir uma continuidade mais tranquila. Muitas empresas chinesas estão conseguindo superar esse momento com o mínimo de dano graças à utilização de ferramentas on-line. Com a sua empresa não precisa ser diferente. Garanta seu negócio com uma solução 100% cloud de verdade!

Quer outro exemplo? Veja nosso artigo sobre Recebimento de NFS-e: 4 motivos para você automatizar agora!

E que tal agora entender de uma vez que solução fiscal não é tudo igual?

Please follow and like us:
error

3 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu