Controle de ponto eletronico

No intuito de otimizar o trabalho e diminuir os custos do setor, os gestores do departamento pessoal buscam constantemente o melhor controle de ponto eletrônico. Há algumas décadas essa missão seria mais difícil, mas, hoje, graças à tecnologia é possível encontrar opções que realmente entreguem esses benefícios.

O controle de ponto eletrônico na nuvem é um ótimo exemplo. Com rotinas cada vez mais complexas e necessidades de adaptações diversas, contar com um controle de jornada 100% on-line é uma vantagem que extrapola a área de RH / Departamento Pessoal e impacta positivamente toda a empresa.

Quer entender de forma mais detalhada o sistema completo de controle de ponto eletrônico na nuvem tem a oferecer para o Departamento Pessoal e para outras áreas da sua empresa? Então, continue lendo e saiba o porquê adotar esse tipo de ferramenta.

Boa leitura?

Leia também >>> Controle de ponto eletrônico: o que é importante sabre! 

Por que o controle de ponto eletrônico na nuvem é a melhor escolha?

Aliar produtividade com redução de custos, esse é o principal objetivo do gestor de qualquer área. Com o RH não é diferente.Por isso, o investimento em um controle de ponto eletrônico não pode ser aleatório.

A ferramenta precisa agregar valor real à empresa, oferecer controle completo e, como você sabe, estar de acordo com as portarias do Ministério do Trabalho. E um controle de ponto eletrônico na nuvem cumpre esse checklist completo, sendo a escolha ideal, principalmente, para grandes empresas.

Para ficar mais claro, vamos entender em alguns pontos.

Conformidade com portarias governamentais

Uma das grandes preocupações dos gestores do Departamento Pessoal na hora de escolher a ferramenta de ponto eletrônico é justamente garantir conformidade com a legislação trabalhista. Uma escolha errada pode eliminar em futuras ações trabalhistas contra a empresa.

Aqui no Brasil, as duas portas que especificam a implementação do controle de ponto eletrônico nas empresas são a portaria 1510/09 e a portaria 373/11 do Ministério do Trabalho. As duas leis se complementam e, em suma, colocam que para uma ferramenta de controle de ponto eletrônico estar em conformidade total, ela deve apresentar:

  • A ausência de limitação – nenhum trabalhador pode ser restringindo ou ter dificuldades para bater o seu ponto;
  • proibição da marcação automática – o controle de ponto não pode realizar batimento automático, sendo necessária a ação do colaborador;
  • permissão de adoção de outros métodos de controle de ponto – liberação para usar o controle de jornada por meios alternativos, como o remoto, por exemplo.

Por ser uma solução moderna, um controle de ponto eletrônico em nuvem está em conformidade com essas normas, trazendo a tranquilidade que o RH precisa para desenvolver as atividades com mais eficiência.

Controle total do DP

Só um gestor de DP sabe o quanto o trabalho do setor pode ser extensivo e repetitivo. E um bom controle de ponto eletrônico precisar de supri todas essas necessidades, não sendo apenas uma ferramenta para acompanhamento de jornada.

A melhor parte é que você tem o controle sobre todos os módulos de maneira 100% on-line. Na prática, graças ao cloud computing da solução, o gerenciamento do setor pode ser feito de forma remota.

Integração total

A diversidade de módulos na ferramenta é importante, mas o controle completo só é real quando há uma possibilidade de integração com sistemas já existentes na sua empresa. Como dito, o seu controle de ponto eletrônico em nuvem precisa agregar valor à estrutura que você já tem.

Com isso, o Departamento Pessoal passa as informações essenciais a qualquer momento, sem correr o risco da duplicidade de dados.

Leia também >>> Solução de folha de pagamento integrada: entenda as vantagens para a sua empresa

Por que um controle de ponto eletrônico em nuvem é importante tanto para o Departamento Pessoal quanto para TI da sua empresa?

Mesmo não fazendo parte necessariamente do core business , o Departamento Pessoal das grandes empresas sempre é visto como alicerce para o negócio. Quase como “sagrados”. E isso não é à toa, pois é o trabalho do setor que traz a tranquilidade para que os inúmeros funcionários da instituição cumprem com suas rotinas no dia a dia.

Por causa dessa produção do setor que fica fácil entender como um controle de ponto eletrônico em nuvem pode impactar positivamente o Departamento Pessoal e a empresa como um todo.

O que devemos considerar na hora de escolher uma boa solução de controle de ponto eletrônico no nuvem?

São soluções disponíveis no mercado, mas s omente uma ferramenta que oferece flexibilidade, estabilidade, integração e agilidade possibilita que a equipe corresponda à necessidade de todos os funcionários em relação às responsabilidades do setor.

Essa diferenciação também é um dos principais pontos positivos para a equipe de TI. Com uma solução desenvolvida em linguagem totalmente web, o trabalho do TI se torna mais dinâmico e efetivo.

Além de ser um sistema de acordo com as tendências mundiais, os variados módulos oferecidos pelas melhores soluções disponíveis no mercado permitem que a equipe de TI realize o suporte, sem se preocupar individualmente com cada processo ou informação, trabalhando a partir do conceito de integração.

Em suma, o controle de ponto eletrônico deve ser uma ferramenta ideal para a sua empresa. Afinal, o seu Departamento Pessoal precisa manter o alto padrão em todos os processos inerentes ao setor.Um negócio de grande porte não pode se dar ao luxo de trabalhar com um sistema convencional enquanto a concorrência investe nas maiores inovações do mercado.

Gostou das informações? Não deixe de baixar o nosso e-book para entender mais sobre a mudança do ERP para a nuvem 

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu