Conciliação de cartão de crédito

A conciliação de cartão de crédito é o controle que você faz sobre as vendas da sua empresa utilizando um software especializado. Uma estratégia fundamental, hoje, para qualquer empreendedor que não deseja tomar prejuízo justamente em uma das transações mais corriqueiros dentro do mercado.

Além disso, a conciliação é uma ação recomendada para qualquer negócio com grande volume de venda de cartão de crédito. E não apenas para o controle das vendas em si, mas também pela dinamicidade que a estratégia proporciona em uma rotina empresarial.

No entanto, não há como negar que o uso de uma solução especialista para esse tipo de controle ainda é pode ser novo para muitos gestores, o que acaba trazendo à tona diferentes questionamentos.

Para ajudar, separamos algumas das principais dúvidas sobre o sistema de conciliação de cartão de créditos e suas respectivas respostas. Confira!

Boa leitura!

1. Com um sistema especialista, a conciliação de cartão de crédito é totalmente automatizada?

A conciliação em si já é uma prática existente no mercado, mas, muitas vezes, acontece de forma manual. O empresário, gestor ou equipe responsável precisa pegar o relatório de vendas da empresa, o relatório enviado pela fornecedora do cartão e o contrato firmado entre as duas partes para fazer um comparativo e se certificar que os valores repassados estão corretos.

A conciliação faz todo esse processo de forma totalmente automatizada. O trabalho do profissional responsável é apenas inserir as informações relacionadas ao contrato da empresa com prestadora de serviço do cartão e pronto.

Tudo acontece sem interferência direta de qualquer pessoa, desde a entrada dos números, atualizações, recebimentos de valores, relatórios etc.

2. O sistema trabalha com diferentes bandeiras?

Um sistema de conciliação de cartão crédito de alto padrão trabalha com multiabandeira, ou seja, possibilita o acompanhamento das taxas e outros tributos de diferentes operadoras. Isso facilita o seu trabalho, não necessitando que você invista em outros sistemas para outras bandeiras de cartão.

A melhor parte é que há uma centralização de informações, com a sua equipe conseguindo conferir os números de vendas, sejam quitadas ou parceladas, em um único lugar. Com informações centralizadas há também uma dinamização no processo, evitando, por exemplo, duplicidade de dados e ruídos de comunicação.

3. A conciliação de cartão de crédito é uma solução cara?

Pesquisas recentes mostram que os brasileiros já ultrapassam a casa do trilhão de reais em gastos com cartão de crédito anualmente. Isso significa que grande parte do fluxo financeiro das empresas vem das vendas com cartão de crédito.

No entanto, esse aumento do volume também torna quase impossível o controle manual por parte das empresas em relação às transações com cartão. Com isso, você acaba deixando de receber tudo o que deveria durante o repasse feito pelo banco ou operadora do cartão.

Em resumo, para ter o sistema de conciliação de cartão de crédito você terá sim que fazer um investimento inicial. Porém, trata-se de um investimento de ótimo custo-benefício, pois em um curto espaço de tempo a sua empresa evitará prejuízos que já ocorrem há muito tempo.

Tenha em mente que o software de conciliação garantirá que o seu negócio receba todos os valores corretos em relação às vendas com cartão de crédito.

4. É possível fazer integração com outras soluções da empresa?

Um sistema de conciliação de cartão de crédito é pensado para facilitar a vida dos profissionais da sua empresa e trazer mais segurança no gerenciamento das vendas. Por isso, é uma solução que oferece a possibilidade de integração com outros softwares já existentes dentro da empresa.

Afinal, mesmo empreendimentos que não investem continuamente em tecnologia já contam com algum tipo de ferramenta hoje em dia, seja sistemas de gestão básicos, ERPs de classe mundial ou sistemas legados.

O software de conciliação se torna mais um aliado dentro da sua empresa, otimizando de vez o fluxo de informações para todos os responsáveis.

5. Qual é o impacto em termos de produtividade?

Como você sabe, a conciliação de cartão de crédito é feita para assegurar que a sua empresa receba todos os valores devidos das vendas. Mas, não há como negar que se trata de uma tarefa extremamente burocrática, que exige tempo e atenção por parte do funcionário.

A solução de conciliação simplesmente transforma esse processo burocrático em algo dinâmico e altamente efetivo. Com ele, você deixa de ser “obrigado” a deslocar um profissional ou mesmo uma equipe inteira apenas para fazer esse comparativo.

A produtividade não é apenas em termos da conciliação em si, que passa a ser feita como muito mais efetividade, mas também de forma geral, pois todos os colaboradores ficam disponíveis para executar outras tarefas.

Enfim, investir em um software de conciliação de cartão de crédito é benéfico em diferentes maneiras para a sua empresa. É como se você contratasse o maior dos especialistas para realizar uma tarefa que exige a máxima destreza. É certamente um investimento que vale muito a pena.

Gostou do artigo? Tem mais alguma dúvida sobre a solução de conciliação de cartão de crédito? Deixe o seu comentário.

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu