compliance_fiscal

O compliance fiscal é uma dificuldade comum em muitas empresas que atuam no Brasil. Por causa da complexa legislação tributária, algumas não conseguem se manter em conformidade com o pagamento de tributos e declaração de informações e acabam tendo problemas com o Fisco.

Em geral, não se trata de descumprimentos intencionais, mas sim de uma real dificuldade em acompanhar as atualizações e alterações da legislação do país. A maioria das empresas até utiliza ERPs de padrão global para facilitar o trabalho, mas nem sempre os softwares apresentam as funcionalidades para garantir completa conformidade fiscal.

A saída para essas empresas é contar com uma solução fiscal especialista que se integre ao ERP já utilizado no dia a dia. Uma ferramenta focada no cumprimento do compliance fiscal.

É exatamente sobre a importância e as vantagens de contar com uma solução exclusiva para o compliance fiscal que falaremos na postagem de hoje. Continue lendo e saiba por que você não deve ficar sem esse tipo de software.

Boa leitura!

Por que se preocupar com o compliance fiscal da sua empresa?

Compliance é uma palavra que vem do verbo em inglês “to comply” (“cumprir uma regra”, em português). Ou seja, compliance fiscal é o “Cumprimento das regras fiscais”. Por si só, já é clara a necessidade de preocupação de um gestor para esse assunto.

Porém, nem sempre as empresas dão a devida atenção às obrigatoriedades fiscais. Como falamos, muitas vezes, não é intencional, mas ao confiarem em um ERP sem plena compatibilidade com o cenário fiscal local para se manter em dia, elas acabam se complicando pouco a pouco.

Isso é um erro, pois a estabilidade fiscal é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Mais do que isso: é vital para que uma empresa se mantenha ativa. Se preocupar com a compliance fiscal é garantir que o seu negócio esteja sempre apto a cumprir com as obrigatoriedades fiscais nas esferas Federal, Estadual e Municipal, e se manter atualizado em relação à legislação tributária.

Como uma solução especialista faz diferença? Quais os benefícios?

Não há como negar a complexidade da legislação tributária brasileira. No entanto, a estabilidade fiscal é algo obrigatório, um fator macroambiente que as empresas não podem negligenciar.

O grande problema é que, na maioria dos casos, a conformidade fiscal não é o core business da empresa. Por isso, acaba não recebendo a devida relevância.

Para facilitar o trabalho fiscal os gestores, investem em ERPs de padrão global ou em sistemas legados, mas caem na armadilha da desatualização da ferramenta, ficando incapazes de corresponder às necessidades fiscais da empresa.

É aí que uma solução especialista faz a diferença. A ferramenta é voltada exclusivamente para o cumprimento das obrigações fiscais e mantém a sua empresa sempre em conformidade. Para entender melhor, confira os benefícios de contar com uma solução própria para o seu compliance fiscal.

Integração total com o seu ERP

Uma das principais vantagens de uma solução fiscal especialista é que você não precisa se livrar do seu ERP atual. O novo software se integra completamente com o sistema de gestão e passa a funcionar como um agregador.

Não há necessidade de grandes mudanças e nem de pausas nos módulos do seu ERP. A solução utiliza as informações fiscais já contidas no sistema da sua empresa para fazer o compilamento e garantir a conformidade do negócio.

Redução de custos

Imagine ter que investir em modificações ou mesmo em um novo ERP toda vez que as normas da legislação tributária forem alteradas. Sem uma solução especialista para compliance fiscal provavelmente a sua empresa tenha que passar por isso – do contrário terá muitas dificuldades em manter a estabilidade fiscal.

Mas com uma solução especialista você não precisa ter essa preocupação, pois o software atualiza automaticamente para se adequar às mudanças dos sistemas do governo. Além de trazer mais tranquilidade, essa vantagem resulta em contenção de gastos para a sua empresa.

Conformidade com a localização fiscal

Como falado no decorrer do texto, ao adotar um ERP global ou mesmo manter o seu sistema legado para o cumprimento das obrigatoriedades fiscais, muitas empresas acabam caindo na armadilha da desatualização ou falta de compatibilidade das ferramentas.

Sistemas de gestão são sim importantes para o dia a dia de qualquer negócio, porém nem todos estão preparados para atender às demandas locais em relação à entrega fiscal. Eles esbarram na falta de conformidade com o cenário local.

Uma solução especialista resolve essa dificuldade de uma vez por todas. O software é desenvolvido para corresponder à legislação fiscal em que a sua empresa está inserida, sem precisar desembolsar valores com customizações ou atualizações. É o compliance fiscal em 100%.

Quais os impactos de uma solução de compliance fiscal para as áreas de negócio (Fiscal e TI)?

Um gestor da área Fiscal sabe bem o quanto garantir o compliance fiscal da sua empresa não é uma tarefa fácil. Não basta armazenar e declarar as informações no período correto, é preciso ficar atento a toda mudança legislativa.

É por isso que uma solução voltada ao compliance fiscal impacta bastante o departamento Fiscal. Com ele, há uma centralização das informações e maior organização na hora do repasse para os órgãos responsáveis.

Além disso, como já explicado, as atualizações em relação à legislação tributária ocorrem automaticamente. É o fim da insegurança nas tomadas de decisões e das dores de cabeça por causa de inconformidades fiscais. Os principais processos do seu setor Fiscal como muito mais dinamismo, entre eles:

  • Compensação;
  • Escrituração;
  • Declaração;
  • Apuração;
  • Cálculo.

Esse cenário de estabilidade também impacta positivamente a área de TI. Com a solução especialista correspondendo a todas as necessidades do negócio e sendo bem gerida pela equipe do setor Fiscal, os técnicos do TI têm uma jornada mais tranquila, sendo o suporte no uso de uma ferramenta atualizada e com tecnologia de ponta.

Enfim, uma solução especialista é tudo que a sua empresa precisa para melhorar a produtividade das equipes e garantir o compliance fiscal.

Uma última dica: na hora de escolher a sua solução opte por: tecnologia 100% web, inteligência fiscal nativa e cloud computing.

A sua conformidade tributária precisa ser uma prioridade!

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora os benefícios de uma solução 100% em nuvem. Tem alguma dúvida? Entre em contato e esclareça todas com um dos nossos especialistas!

 

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu