A entrega da nova obrigação EFD Reinf está próxima e muitas empresas ainda estão se preparando para cumprir a legislação. Primeiramente, é preciso ter mente que a Escrituração Fiscal Digital demanda uma revisão geral dos processos fiscais e da estrutura de TI, já que o envio de dados é todo informatizado e as informações ficam disponível online para fiscalização.

Por isso, tanto tem se falado sobre o uso de soluções que garantam a entrega segura dos dados, mas que, ao mesmo tempo, não seja oneroso para a empresa. Pelo contrário, contar com uma tecnologia de ponta e especialista aumenta a produtividade e pode até mesmo ajudar a reduzir os custos com a operação e evitar multas por atrasos ou não-conformidades.

Vamos explicar os motivos. A partir de janeiro de 2018, as empresas deverão transmitir a apuração das notas fiscais de serviços via EFD Reinf, ou seja, tudo passará a ser online, sem nenhum papel. Clique aqui para ler baixar nosso ebook com um manual completo da EFD Reinf.

Muitos ERPs e outros sistemas fiscais vão gerar as informações para envio ao Fisco, porém, ainda existem gargalos na operação e de qualidade da informação. Então, para cumprir a obrigatoriedade em compliance com o Fisco de forma rápida e eficiente, automatizada, sem travar processos e sem complicar o dia a dia dos funcionários, o melhor caminho é optar por empresas que ofereçam uma “solução” e não um sistema ou simples módulo para o atendimento dessa obrigação.

Para o EFD-REINF, existe uma solução que consegue baixar de forma automática as notas fiscais de serviços tomados nas prefeituras, trazer essas informações para dentro do sistema, fazer os cálculos necessários para gerar o XML e ainda validar o arquivo antes da entrega.

Essa tecnologia aumenta a produtividade, otimiza os recursos internos, evita retrabalho e garante a geração da informação com qualidade.

Sua empresa pode ter tudo isso através da modalidade cloud que não requer investimento e infraestrutura ou ainda através de um serviço de BPO.

Outro fator relevante com respeito à economia, é que essa solução utiliza um único banco de dados para atender toda a parte de obrigações e mensageria.

Atender a EFD-REINF pode dar ROI para sua empresa dependendo da solução que você escolher.

Leia mais: Vem aí a EFD REINF

Fiscalização e multas da EFD Reinf

Como os dados das empresas ficarão disponíveis de forma online, sabemos que o processo de fiscalização será mais rápido. Isso exige que as empresas estejam ainda mais atentas à acuracidade das informações transmitidas. Caso contrário, poderá haver penalidades por erros, omissão ou atraso na entrega da EFD Reinf.

Dessa forma, é importante contar com uma solução especialista, que alivie a demanda interna das equipes de TI e que, como falado anteriormente, não cause retrabalho.

Então, vamos relembrar agora alguns custos que podem ser reduzidos com uma solução fiscal em cloud especialista para entrega da EFD Reinf.

  • Multas por atraso
  • Risco de exposição ao Fisco por não-conformidade das informações
  • Perda de eficiência operacional por falta de automação e validação
  • Aumento da demanda das equipes de TI com problemas de integração e atualização
  • Diminuição do resultado da empresa com o aumento do TCO

Tendo todas essas vantagens em mente, fica mais claro enxergar como o investimento em uma solução especialista traz benefícios à empresa, podendo até dar ROI para o atendimento de uma obrigação.

Caso tenha mais alguma dúvida que possamos ajudar, por favor, entre em contato conosco ou deixe seu comentário abaixo. Aproveite para compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais! Até a próxima!

Leia mais: Manual do eSocial para empresas

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu