HCM

Há pouco mais de três anos, a instituição Deloitte fez um estudo apontando que quase 60% das empresas nos Estados Unidos já buscavam por sistemas especialistas de Gestão do Capital Humano (HCM) para impulsionar o trabalho de seus RHs. embora tenha sido no país norte-americano, o cenário é global.

Essa pesquisa ajudou a mostrar que cada vez mais as empresas estão se reestruturando para explorar melhor o potencial de seus Recursos Humanos – e que a mudança passa pela transformação digital.

Porém, mesmo sendo uma tendência mundial, ainda há aqueles gestores que apresentam dúvidas na hora de escolher o melhor sistema especialista para Gestão do Capital Humano (HCM) para o seu RH. Uma dúvida que acaba atrapalhando o planejamento geral.

Pensando nisso, criamos este artigo com quatro ótimas dicas de como escolher a solução de Gestão do Capital Humano (HCM) ideal para o seu negócio. Continue com a gente e confira. Boa leitura!

O que considerar na hora de escolher uma solução especialista para Gestão do Capital Humano (HCM)?

Mesmo com o direcionamento para a adaptação digital, muitas empresas ainda demoram meses, ou até anos, para definir o melhor sistema de Gestão do Capital Humano (HCM) para o seu RH.

>>>>>>>> Saiba mais sobre: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE VERDADE!

Não deixe que isso aconteça com o seu negócio. Confira 4 dicas do que considerar para não perder tempo e nem errar na escolha.

1. Integração

Para que o seu RH seja capaz de responder às demandas, ele não pode perder tempo coletando informações individualmente de outros departamentos. Por isso, na hora de escolher a solução de Gestão do Capital Humano (HCM) é interessante dar preferência àquelas que se integram facilmente a outras áreas da sua empresa.

Pense que para resolver corretamente as pendências em relação ao eSocial, SESMT (SST), controle de Ponto Eletrônico, fechamento da Folha de Pagamento entre outros, o seu RH deve cumprir os prazos estipulados. Com uma solução especialista integrada, você tem as informações pertinentes de modo intuitivo, mais fácil e rápido. Integração tem tudo a ver com otimização e eficiência.

>>>>>>>> SESMT (SST) O que é? Como funciona na prática com o eSocial?

2. Solução em nuvem

A cloud computing é a tecnologia que representa bem a evolução digital que temos atualmente. Ao contar com um sistema em 100% nuvem, a sua empresa dispensa, por exemplo, a necessidade de implementação e manutenção local da solução, e abre possibilidade para o trabalho remoto.

>>>>>>>> O novo normal e a transformação digital nas empresas!

Em outras palavras, uma solução para Gestão do Capital Humano (HCM) especialista em nuvem demanda menos esforço, custo e tempo. Assim, permitindo que você otimize o desempenho do seu RH investindo somente no que a sua empresa realmente precisa. Dessa forma, não há necessidade de instalação de banco de dados, versões em cada máquina, dependência da TI, etc.

3. Interface intuitiva e de qualidade

Um dos principais receios de muitos gestores na hora de investir em um novo sistema de Gestão do Capital Humano (HCM) diz respeito à interface e usabilidade da ferramenta. Por mais que o intuito seja dinamizar processos, a dificuldade em manejar softwares mais complexos pode acabar causando situações negativas.

Mas, ao mesmo tempo em que precisa ser intuitiva, a interface da ferramenta deve ser rápida e robusta, permitindo que o usuário acesse com segurança qualquer funcionalidade rapidamente. Além disso, é importante que o sistema de Gestão do Capital Humano (HCM) não demande instalações para cada ação, garantindo verdadeiro dinamismo e autonomia para o departamento de RH.

4. Fornecedor especialista

Para uma solução de Gestão do Capital Humano (HCM) corresponder às necessidades da sua empresa da melhor maneira ela precisa ser desenvolvida por especialistas do mercado. É essencial que o fornecedor da ferramenta conheça em profundidade do assunto, tenha ótimas referências e já trabalhe com outros clientes.

>>>>>>>> Simplificação do eSocial X Atualização da EFD-REINF

Não só isso, ele precisa ter expertise em Recursos Humanos e em todas as obrigatoriedades legislativas inerentes ao setor. Assim, você não corre o risco de gastar em novas atualizações toda vez que o governo realizar mudanças na lei – o fornecedor atualiza de acordo com o cenário local. Confira o nosso vídeo abaixo:

Como a escolha certa de um sistema de Gestão do Capital Humano (HCM) impacta os setores de Contabilidade e de TI?

Adquirindo uma solução de Gestão do Capital Humano (HCM) especialista o seu setor de Contabilidade passa a trabalhar com muito mais tranquilidade, pois terá as informações rapidamente do departamento de Recursos Humanos.

Com certeza você sabe que desde a criação do eSocial o governo se tornou muito mais exigente em termos de prazo e declarações. Agora, até mesmo um número colocado de forma equivocada pode trazer dores de cabeça para sua empresa – em um curto espaço de tempo.

Um sistema especialista minimiza as chances de erros e ainda facilita a rotina do setor, pois é capaz de apresentar completa conformidade fiscal.

Para o setor de TI é tão vantajoso quanto, pois o gestor conta com uma solução que trabalha para a sua empresa e não o contrário. Além disso, sendo uma solução especialista, de fácil manuseio e com tecnologia de ponta, o suporte do TI fica muito mais dinâmico no dia a dia.

Juntando as nossas dicas e analisando as suas necessidades, você já tem o conhecimento para escolher a melhor solução de Gestão do Capital Humano (HCM) para o seu RH. Não corra risco fechando contratos com fornecedores com tecnologias obsoletas e sistemas não orientados ao projeto do eSocial no mercado. Lembre-se que o trabalho do RH reflete diretamente na produtividade e na continuidade do seu negócio.

Gostou das dicas? Que tal agora entender como turbinar o RH da sua empresa utilizando a tecnologia?

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu